Mossoró-RN, 26 de novembro de 2022, por Kaio Gomes — Se você quer saber como plantar hibisco em casa e aproveitar os benefícios desse flor no dia a dia, veio ao lugar certo. Essa é uma planta muito conhecida pelas suas propriedades medicinais, além de ser ótima para diversas receitas, como chás e geleias.
Por isso, é essencial que você saiba os cuidados corretos que deve ter ao cultivar hibisco na sua casa. Confira a seguir o nosso guia completo com as principais informações para que essa tarefa se torne muito simples!
O que é a flor de hibisco
Popularmente conhecido como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira, o hibisco é uma espécie conhecida em todo o Brasil pela sua utilização na medicina.
Segundo informações escritas pela colaboradora Samantha Cerquetani em 19 de janeiro de 2019 em matéria ao site UOL, os benefícios do chá de hibisco são diversos. Os principais são a diminuição da pressão arterial, controle de colesterol e emagrecimento.

Ela é uma espécie pouco exigente quanto aos cuidados necessários no seu plantio, então se adaptou bem a todas as regiões do país. Dessa forma, você pode plantá-la no conforto da sua casa e aproveitar as flores para fazer chás, geleias ou somente decorar o espaço.
Como plantar hibisco em canteiros
A forma mais prática e simples de como plantar hibisco é fazer o processo em canteiros. Para isso, você deve retirar estacas verdes com gemas reprodutivas de uma planta adulta e, em seguida, colocá-la na terra.
Além disso, uma dica importante é escolher dias chuvosos para retirar as estacas e fazer o plantio, pois elas terão mais chance de enraizar. Por fim, lembre-se de deixar entre 1 a 2 metros de distância entre uma estaca e outra no seu canteiro.
Como plantar hibisco em vaso
Já o plantio em vaso segue a mesma lógica do cultivo em canteiros. Assim, você também deve retirar as estacas verdes com gemas reprodutivas, mas dessa vez deve colocá-las em vasos.

Além do mais, o espaçamento entre as plantas deve ser de 90 centímetros em vasos, para que elas possam crescer saudáveis, sem competição. Feito tudo isso, é só começar os cuidados no cultivo.
Principais cuidados no cultivo do hibisco
Como mencionado anteriormente, essa é uma espécie que não necessita de muitos cuidados especiais para crescer saudável e bonita.
Você precisará se atentar apenas à quantidade de água utilizada na irrigação, pois você não deve jamais encharcar o solo. De mais a mais, certifique-se que o hibisco receba uma boa quantidade de sol por dia.
Agora que você já sabe tudo sobre como plantar hibisco, pode descobrir mais sobre jardinagem no site Tecno Notícias!