Aspargo: conheça melhor esse vegetal requisitado pelos especialistas

Aspargo: conheça melhor esse vegetal requisitado pelos especialistas - Fonte: Freepik
Aspargo: conheça melhor esse vegetal requisitado pelos especialistas - Fonte: Freepik

Recife-PE, 15 de novembro de 2022, por Claudia Maciel. Conheça o aspargo, um vegetal diferente e benéfico. Programas de receitas da televisão sempre mostram os aspargos em pratos deliciosos, mas parece que nunca se encontram deles para comprar.

De fato, não é muito fácil adquirir este vegetal, porém, quem o consegue deve prepará-lo com cuidado para aproveitar uma boa receita. Os aspargos são legumes que devem fazer parte de uma alimentação saudável.

Curiosidades sobre o aspargo

Oriundos do leste do Mediterrâneo e da Ásia Menor, os aspargos fazem parte da culinária destas regiões há muitos anos.

Sua chegada ao Brasil por volta de 1930 se deu muito na região de São Paulo, onde o clima mais frio fez com que seu cultivo fosse de grande sucesso. Desde então, quem mora mais ao sul e sudeste do país consegue adquiri-lo com mais facilidade.

Qual é o gosto desse vegetal?

Aspargo: conheça melhor esse vegetal requisitado pelos especialistas - Fonte: Freepik
Aspargo: conheça melhor esse vegetal requisitado pelos especialistas – Fonte: Freepik

O sabor dos aspargos varia conforme a estação e a variedade. Geralmente, é um sabor terroso, semelhante ao brócolis, e quase como um feijão-verde de sabor intenso.

Variedades brancas e roxas são mais suaves, e qualquer tipo de aspargo vai pegar o sabor dos alimentos com os quais é cozido.

Valor nutritivo da planta pode ser muito benéfico

Em primeiro lugar, esse legume carrega muitos nutrientes e vitaminas muito benéficas ao organismo. Dentre os minerais contidos nele estão: fibras, proteínas, carboidratos, selênio e potássio.

Além disso, o aspargo também contém vitamina A e E, ácido fólico e zinco. Com este valor nutricional, os aspargos agem contra inúmeras doenças. Eles agem contra a prisão de ventre, regulando a flora intestinal.

Outro benefício desse alimento é a sua ação contra problemas de vesículas e rins com ação diurética. Tal poder ainda desincha o corpo ao evitar retenção de líquidos. Vale ressaltar que, os aspargos também possuem ações antioxidantes.

Nesse sentido, o legume ainda age contra artrite reumatoide através de seus minerais anti-inflamatórios.

De acordo com equipe médica do Portal Uol, em matéria publicada por Fabiana Gonçalves em 19/01/2022, o aspargo fortalece o sistema imunológico e ajuda no controle do peso corporal. Os especialistas ressaltam que isso só é possível devido aos nutrientes presentes no vegetal.

Fonte: Portal Uol
Fonte: Portal Uol

Por fim, não perca tempo e compre já aspargos para a próxima refeição. Continue acessando nosso site e fique por dentro das novidades.

 

Me chamo Claudia Maciel e sou natural de Pernambuco. Há mais de um ano atuo como freelancer para sites e blogs, escrevendo sobre dicas, receitas e agro. Além disso, possuo experiência em escrita para agência de marketing de conteúdo, desenvolvendo textos sobre temas empresariais e jornalísticos. Atualmente, sou redatora no site Diário SP, onde elaboro textos dos mais variados temas. Também atuo como copyright com habilidades em SEO para sites focados em dropshipping.