Vida financeira: estratégias para começar o ano de 2022 no azul

Publicidade

...

Vida financeira: estratégias para começar o ano de 2022 no azul/Imagem reproduzida do Pinterest

Não é de se espantar que nós, brasileiros, estamos preocupados com o que 2022 irá nos trazer, afinal, esperamos tanto por 2020 e 2021 e olha o que aconteceu. A vida financeira de todas as famílias, infelizmente, foi afetada e isso é uma preocupação. Portanto, o objetivo principal da matéria de hoje, quinta-feira (11/11), é que você utilize estratégias para começar o ano de 2022 no azul.

A equipe do blogue Humor do Mercado, resolveu trazer dicas de educação financeira, que podem ser utilizadas por todos e que realmente funcionam na prática. Ao final da leitura, você saberá exatamente o que fazer para melhorar sua vida financeira e começar 2022 com “pé direito”.

Veja: Pix, o pagamento instantâneo brasileiro: um avanço no Sistema Financeiro Nacional

Organize suas despesas

Anotar quais serão suas despesas nos primeiros 3 meses do ano, é a principal estratégia para o alcance do objetivo. É muito importante ter conhecimento sobre elas, pois isso te ajudará a ter uma visão melhor do todo e, dessa forma, saberá quanto deverá ser desembolsado para cada uma.

Confira já: Saiba como dar entrada na sua aposentadoria sem sair de casa 

Total + parcelamento

Em seguida, deverá verificar o total de despesas de cada mês: janeiro, fevereiro e março. Se resultar em um valor acima da sua receita mensal, verifique a possibilidade de parcelamento. Não se assuste, isso é normal, já que no início do ano tem viagens, material escolar, IPTU, entre outros gastos que aparecem todos de uma só vez.

Confira: Pix, o pagamento instantâneo brasileiro: um avanço no Sistema Financeiro Nacional

Análise

Você deverá analisar se irá dispor do dinheiro para pagar tudo. Se não dispor, é vital avaliar a real necessidade de assumir essas despesas e se há a possibilidade de fazer cortes. Exemplos de cortes: viagens, presentes e festas. Conversar com o parceiro e se planejarem juntos também é válido, sem dúvidas.

Reserva

Por fim, mas não menos importante, a reserva, que infelizmente muitos não têm. Se você tem uma reserva de emergência pode usar uma parte (mas não tudo), porque é mil vezes melhor usá-la do que recorrer aos bancos para um empréstimo. Entretanto, se você não tem, essa é uma ótima oportunidade para começar. O papel dela é ajudar nos momentos de emergência, ou seja, em situações inesperadas.

Você vai gostar também: Nubank lançou novo programa que vai auxiliar as pessoas que desejam investir na bolsa de valores

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Redação Humor do Mercado: Equipe da Redação do blogue Humor do Mercado.