Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Mais de 10 milhões de empreendimentos no Brasil são liderados por mulheres

Publicidade

...

Mais de 10 milhões de empreendimentos no Brasil são liderados por mulheres - Reprodução: Pixabay

O Sebrae levantou um número, alegando que cerca de 34% dos empreendimentos no Brasil são liderados por mulheres. Além disso, os números continuam crescendo desde que a pandemia começou. Saiba mais nesta terça-feira, 8 de março, dia Internacional da Mulher.

O estudo foi desenvolvido pela Pnadc (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), e levantou os dados de que 8,6 milhões foi o número de mulheres empreendedoras no começo do ano de 2020. O Humor do Mercado vai te mostrar que um ano depois, o número ultrapassa os 10 milhões, e você vai entender o porquê.

Você também pode gostar: 3 perguntas que o investidor deve fazer antes de investir em renda variável

Participação das mulheres nos empreendimentos

Em tão pouco tempo, é possível ver uma enorme evolução, principalmente em um não de recessão. Em tempos de pandemia, as mulheres cresceram com seus empreendimentos e hoje representam o total de 34% no número de empreendedores no país.

Embora este número surpreenda, ainda não é a melhor marca da história. Em 2019, o total de mulheres empreendedoras era de 34,8%, mas este número está bem próximo de ser batido. Sendo assim, o estudo desenvolvido pelo Sebrae mostra, que a participação das mulheres em negócios próprios

ainda é baixa, ainda mais levando em consideração o período pré-crise.

Tempos bons antes da pandemia

No que diz respeito aos empreendimentos criados e dominados por mulheres, antes da pandemia, os negócios contratavam mais, e isso representava um crescimento e sucesso superiores aos de agora.

Conforme os dados da pesquisa, pelo menos metades das proprietárias que atuavam no setor, enquanto que outras 21% atuavam na área da construção. Diferente dos dados dos homens que tinham 35% de empreendimentos no setor de serviços, e 21% na área da construção.

Veja mais: Conflito Rússia x Ucrânia: sanções econômicas da União Europeia fazem despencar ações e moeda russa. Saiba mais

Aumento da proporção de mulheres donas de empreendimentos

Não só esse número aumentou no último ano, como também a proporção de mulheres que são donas e chefes de casa. Antes da pandemia em 2019, o total de mulheres que tinham empreendimentos e ainda chefiavam a casa era de 47%, enquanto que no fim do ano passado o total era de 49%.

Enquanto isso, vale ressaltar um dado importante sobre as mulheres que estão a frente dos negócios. O número de participação de mulheres negras, diminuiu. Antes da pandemia, elas totalizavam 50,3%, enquanto que no fim do ano passado, o número caiu para 48,5%. Contudo, o número de mulheres brancas em empreendimentos cresceu de 48,4% para 49,9%.

No Vídeo do canal Passo a passo empreendedor, você conhece a história de 23 mulheres empreendedoras de sucesso, acompanhe.

Você também vai gostar: Invista em renda variável sem muitos riscos; equilibre seu capital

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.