Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando a...

Inflação acelera em março e cenoura fica 166% mais cara. Confira

Publicidade

...

Inflação acelera em março e cenoura fica 166% mais cara. Confira - Pixabay -

São José do Rio Preto, domingo, 10 de abril, por Sérgio Carrieri — Inflação acelera em março e acumulado dos últimos doze meses chega a 11,3%. Além disso, o mês registrou o maior índice desde a criação do Plano Real, com 1,62%. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dessa forma, o Humor do Mercado vai mostrar quais foram os produtos e serviços que mais subiram no mês de março. A escalada da inflação foi causada pela instabilidade climática e a alta nos preços dos combustíveis. Contudo, com o conflito na Europa ainda longe de uma solução, a tendência é de novos aumentos.

Inflação acelera em março e cenoura fica 166% mais cara. Confira – Pixabay

Leia também: Restrição no SPC e na Serasa caduca? Saiba o que existe de verdade e de mentira sobre esse assunto

Alimentos e transportes puxam inflação

Na comparação com mesmo período do ano passado, alimentos e bebidas, bem como combustíveis, contribuíram com 72% do índice.

Cenoura (166%), o tomate (94%) e depois o pimentão (80%), pressionam a inflação. Já os transportes sofreram com o aumento dos combustíveis.

O setor de alimentos sofreu com as variações climáticas, como estiagem ou o excesso de chuvas. Do mesmo modo, os custos com o transporte dos produtos foram impactados devido ao aumento do frete. Ou seja, por vários motivos houve uma grande disseminação no aumento dos preços.

Confira: Cidadãos começam a fazer estoque de óleo de soja e mercados têm que limitar compras

Conflito na Europa pressiona custo dos combustíveis

Já no caso dos transportes, o aumento no preço dos combustíveis puxou a alta da inflação. Sobretudo, a gasolina com 6,95%, proporcionando o maior impacto no indicador geral. Segundo artigo de abril de 2022, publicado no portal Jovem Pan. Do mesmo modo, o GNV (5,29%), o etanol (3,02%) e o diesel (13,65%), também tiveram ajudaram.

Outros produtos do grupo de transportes também foram afetados, como o de transporte por aplicativo, por exemplo, com 7,98%. Os custos com o conserto do carro subiram 1,47%. Curitiba, São Luís, Recife e Belém, reajustaram os valores das passagens de ônibus urbanos para cima.

Enfim, enquanto perdurarem as incertezas econômicas provocadas pela guerra, o cenário inflacionário não terá alívio. E o mundo clama por uma solução pacífica o quanto antes. Quer saber mais sobre o IPCA de março? Então assista ao vídeo abaixo do canal ‘Jornal da Record’.

Leia também: Criptomoedas e empréstimo no imposto de renda? Entenda como vai funcionar

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Sérgio Subirá Carrieri: Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Formado e Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!