Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequ...

História e evolução do banco digital depois da implantação dos caixas eletrônicos em 1983. Acompanhe os detalhes

Publicidade

...

História e evolução do banco digital depois da implantação dos caixas eletrônicos em 1983. Acompanhe os detalhes / Reprodução do Canva.

Paraipaba, quinta-feira, 31 de março, por Nonato Vieira ─ Já faz um bom tempo desde que os bancos instalaram os primeiros caixas eletrônicos. Eram tempos difíceis em que até para consultar o saldo de uma conta era preciso entrar na fila. Por isso, era impossível imaginar que a evolução do banco digital pudesse chegar ao estágio atual. No post de hoje, você verá uma breve comparação de como era antes e como funciona hoje para realizar operações bancárias.

Para abrir uma conta bancária em 1983, quando o caixa eletrônico começou a operar no Brasil, havia dois ou três gerentes para atender uma fila de interessados. Assim, em certas ocasiões era preciso ir duas ou mais vezes na agência, com um monte de fotocópias nas mãos. O sistema era tão lento que uma operação como a compensação de cheque, por exemplo, podia demorar vários dias. Confira mais aqui, no blog Humor do Mercado.

Leia também: Empréstimo para MEI e pessoa física tem condições especiais com o SIM Digital. Confira as novidades

A evolução do banco digital trouxe rapidez e eficiência

As mudanças foram tão radicais que, em primeiro lugar, um cliente de um banco digital dificilmente conhecerá o gerente pessoalmente. Além disso, os caixas eletrônicos que realizavam apenas operações mais simples, executam um leque grande de atividades.

Entretanto, um dos mais importantes avanços foi o fim das filas nas agências, onde frequentemente aconteciam pequenas confusões na disputa pelo atendimento. Era o caos, quando se compara com a facilidade de fazer tudo, inclusive abrir a conta, sem sair de casa.

Somente as pessoas na faixa etária de 50 anos ou mais sabem o quanto era estressante ir ao banco resolver problemas na conta nessa época.

Aliás, problema era o que não faltava, já que os sistemas de informática ainda estavam em desenvolvimento, e grande parte do serviço não era automatizado.

Saiba como funciona o Swing Trade, a estratégia que os especialistas indicam aos iniciantes na Bolsa de Valores

O internet banking

A expressão internet banking, que significa operações bancárias pela internet, também é um marco na evolução do banco digital. Nesse sentido, foi por meio desse sistema (que foi inovador) que os bancos começaram a transferir as operações para o meio virtual, com o objetivo de alcançar todos os clientes, ou pelo menos uma grande parte.

Com a entrada das fintechs o sistema deu um grande salto na evolução. Com efeito, todas as operações, inclusive os investimentos, agora podem ser feitas em tempo real, de qualquer lugar. Os bancos estão fazendo o que podem para acompanhar a nova e revolucionária geração de empresários que esbanjam tecnologia.

Da mesma forma que no passado, é difícil prever as futuras inovações agora que as criptomoedas estão se consolidando. O tempo dirá a que estágio a tecnologia vai conduzir o sistema financeiro.

Mais informações sobre a evolução do banco digital o leitor encontra na matéria escrita por Vitor Leite, no mês de agosto de 2021, do site da Nubank. Por fim, o canal Alfa traz um ótimo vídeo que pode ser assistido em seguida.

Entenda o que é o IPO, uma estratégia que pode fazer o valor de uma empresa se multiplicar rapidamente

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Nonato Vieira: Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequena propriedade em Paraipaba, litoral oeste do Ceará. Apaixonado por leitura desde a infância, de tanto ler comecei a escrever cedo e não pretendo parar enquanto neste mundo estiver. Por ter nascido em família de poucos recursos tive poucas oportunidades de estudo, uma vez que tinha mesmo era que trabalhar. Desempenhei diversas funções administrativas em várias empresas no Ceara, Piauí e Tocantins por mais de 40 anos. Ciente de que o conhecimento abre portas me tornei um autodidata, pois assim poderia me dedicar com exclusividade aos assuntos de meu interesse, e na hora que fosse possível. Estudo matemática, geometria, cosmogênese, filosofia, história, ufologia, religiões e língua portuguesa. Além disso, escrevo literatura de cordel, poesia e textos diversos, mas também jogo xadrez e assisto filmes, quando encontro um de qualidade.