Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequ...

Congelamento do ICMS dos combustíveis continua por mais 90 dias. Leia os detalhes

Publicidade

...

Congelamento-do-ICMS-dos-combustiveis-continua-por-mais-90-dias.-Leia-os-detalhes-foto-canva

Paraipaba, quarta-feira, 23 de março ─ Em uma reunião do Fórum de Governadores que ocorreu ontem (22), a decisão foi que o congelamento do ICMS dos combustíveis continua por mais 90 dias. O encontro reuniu, além dos governadores, os vice-governadores e secretários.

A data limite para o fim do congelamento do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias  dos combustíveis seria em 31 de março. Vale lembrar que são os produtos que mais influenciam a elevação da inflação. Aliás, o congelamento já está em vigor desde o dia primeiro de novembro de 2021. O Humor do Mercado expõe os detalhes da reunião.

Leia para entender como a educação financeira influencia sua vida. Confira os benefícios

Governadores decidem que o congelamento do ICMS dos combustíveis continua por mais 90 dias

O projeto de uma taxa única para o ICMS dos combustíveis em todo o país, que o presidente Jair Bolsonaro sancionou na última semana também teve destaque no encontro. Desse modo, o projeto será um dos alvos da reunião do Conselho de Secretários de Fazenda (COMSEFAZ), que deve se pronunciar até quinta-feira (24).

Nesse sentido, o comitê deve debater e criar uma fórmula que seja única, mas que atenda às necessidades dos vários estados da federação. O óleo diesel terá prioridade na aplicação da alíquota única do ICMS. A dificuldade está em não aumentar o imposto nos estados que aplicam uma taxa mais baixa, já que essa ação elevaria o preço, ao invés de baixa-lo.

Incentivo fiscal

Confira que a antecipação do 13.° salário dos aposentados e pensionistas começa a ser paga em abril

O coordenador do Fórum e governador do Piauí, Wellington Dias, destacou que o Distrito Federal e mais nove estados se encontram nessa situação. Portanto, existe a possibilidade da criação de um incentivo fiscal com a finalidade de compensar a elevação do ICMS nestes estados.

De fato, fixar uma alíquota única em um produto por todo o país após tanto tempo em que cada estado aplicava uma taxa diferente, com toda a certeza não é uma tarefa fácil. Assim, com a prorrogação do congelamento os governadores e secretários terão mais tempo para encontrar uma solução, principalmente no que se refere à gasolina.

Desse modo, diante de um assunto tão complexo, o país se encontra em uma grande expectativa sobre as decisões que as autoridades tomarão nos próximos dias. Para outros pontos de vista sobre o tema, a Agência Brasil publicou uma matéria e o canal parceiro Jovem Pan News tem um vídeo que faz parte deste artigo.

Saiba que o ICMS dos combustíveis tem mudanças: novas regras já foram publicadas no Diário Oficial

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Nonato Vieira: Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequena propriedade em Paraipaba, litoral oeste do Ceará. Apaixonado por leitura desde a infância, de tanto ler comecei a escrever cedo e não pretendo parar enquanto neste mundo estiver. Por ter nascido em família de poucos recursos tive poucas oportunidades de estudo, uma vez que tinha mesmo era que trabalhar. Desempenhei diversas funções administrativas em várias empresas no Ceara, Piauí e Tocantins por mais de 40 anos. Ciente de que o conhecimento abre portas me tornei um autodidata, pois assim poderia me dedicar com exclusividade aos assuntos de meu interesse, e na hora que fosse possível. Estudo matemática, geometria, cosmogênese, filosofia, história, ufologia, religiões e língua portuguesa. Além disso, escrevo literatura de cordel, poesia e textos diversos, mas também jogo xadrez e assisto filmes, quando encontro um de qualidade.