Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Margem EBITDA: entenda o que esse termo significa e como calcular

Publicidade

...

Margem EBITDA: entenda o que esse termo significa e como calcular - Reprodução: Freepik

Dentre um dos termos mais usados dentro das finanças empresariais está a margem EBITDA. Mas você sabe o que ela significa? Nesta quarta-feira, 9 de março, vamos explicar para que ela serve e também como é calculada essa.

EBITDA representa uma sigla, que em inglês quer dizer Earnings Before Interest, Tax, Depreciation and Amortization. Nome longo, mas o Humor do Mercado vai simplificar o seu significado para facilitar o entendimento. Para saber mais, continue lendo.

Veja mais: Conflito Rússia x Ucrânia: sanções econômicas da União Europeia fazem despencar ações e moeda russa. Saiba mais

Entenda o que é margem EBITDA

Em definição e de forma traduzida, a margem EBITDA nada mais é do que os lucros obtidos antes dos juros, dos impostos, de qualquer depreciação ou amortização.

Ou seja, o que também conhecemos como margem bruta.

Não existe uma fórmula certa para identificar a margem, mas é possível aprender a fazer cálculos. Os números usados para identificar a EBITDA, normalmente ficam em demonstrações de resultados. Sejam eles de exercício ou o operacional. Tendo esse número, é só adicionar o DRA (Depreciação e amortização).

Leia também: Marketing pessoal: veja a importância de fazer do seu nome sua marca

Amortização e depreciação também fazer parte das despesas

Quando o assunto é demonstrações financeiras, é necessário levar em conta esses débitos também. Afinal de contas, eles fazem parte da margem EBITDA. Sendo possível também a encontrar de outras maneiras, dependendo de cada corretora ou site. Os analistas é quem devem eliminar esses itens durante a análise ou incluí-los de forma identificada na área de relações.

Entenda a serventia da margem EBITDA

Esse índice serve principalmente para dar uma ideia de geração operacional de caixa de empresa, por exemplo. Caso uma empresa esteja querendo acompanhar a sua geração de renda, levando em consideração as operações, ela pode fazer uma avaliação desse valor.

Ela também ajuda a facilitar comparação com outras empresas concorrentes ou rivais. Mas tudo vai depender do tipo de performance operacional que houver em cada uma delas. Além disso, a margem EBITDA também favorece a avaliação de dívidas de uma companhia.

Portanto, acaba se tornando um grande indicador de dívidas também. Sendo assim, incluindo ela pode mostrar o tempo de quitação, valores debitados e valores ganhados, etc. Mas, a margem tem uma grande importância financeira para as empresas, incluindo a demonstração de percentual de receita líquida.

Muitos dos relatórios criados pelo financeiro da empresa, são feitos para averiguar como anda a situação de uma empresa. Contudo, através dela não é possível identificar todos os números, tudo o que entra e sai, mas é possível fazer uma boa avaliação do que esses números representam para a saúde financeira da empresa.

O Tiago Reis explica melhor o significa desse conceito e como ele é usado nas análises de mercado. Acompanhe.

Veja mais: Real Digital: saiba como vai ficar o dinheiro físico, a segurança e outras questões

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.