Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos po...

Como emitir nota fiscal MEI? Veja como é simples, clique e confira

Publicidade

...

Como emitir nota fiscal MEI? Veja como é simples, clique e confira / Créditos de imagem pexels

Goiânia, quinta-feira, 31 de março, por Willames Sales – Apresentaremos um passo a passo de como emitir Nota Fiscal (MEI). Se você é um empreendedor iniciante, dúvidas surgem, isso é normal! Sabemos que você pode estar precisando de uma ajuda extra, para entender esse novo universo e conduzir seu negócio.

Com certeza, saber emitir Nota Fiscal é um passo importante para seu negócio e sabemos que podem existir dúvidas de onde e como gerar a nota. Vamos te orientar desde a abertura do CNPJ até a emissão da nota após a primeira venda, o que acha? Então, vamos ao conteúdo de hoje, no Humor do Mercado.

Confira: como ser MEI? Veja passo a passo para realizar o cadastro, confira aqui

O que é ser um Microempreendedor Individual?

Em primeiro lugar, você sabe o que é ser um microempreendedor individual? O MEI, como também pode ser chamado, é uma espécie de pessoa jurídica, um profissional autônomo. Quando o cadastro é realizado, o usuário recebe uma identificação CNPJ, portanto, tem direitos e deveres de uma pessoa jurídica.

Como emitir nota fiscal MEI? Veja como é simples, clique e confira / Créditos de imagem pexels

Abrir um pequeno negócio, ser MEI, é uma ótima opção, até porque, é bem simples e livre de grandes burocracias. Além disso, ser um empreendedor regulamentado, garante alguns benefícios, tais como:

  • Facilidade na abertura de conta bancária;
  • Linhas de crédito com juros reduzido;
  • Acesso aos direitos do trabalhador, dentre outros.

Leia também: como abrir MEI de forma gratuito? Confira o passo a passo agora

O que é Nota Fiscal (MEI)? Preciso mesmo emitir NF?

Se você estiver em fase de pesquisa, antes de montar o seu negócio ou se estiver dando seus primeiros passos como microempreendedor, esse conteúdo ajudará! Para começar, você precisa saber que a Nota Fiscal é um documento contábil que faz a comprovação de compra ou prestação de um serviço. Portanto, é um comprovante importante, pois, através dele, os impostos são calculados.

Como podemos ver, saber quando e como gerar a nota, é de extrema importância para a manutenção do seu negócio. Você deve estar se perguntando, é realmente necessário emitir a NF (Nota Fiscal)? Em alguns casos SIM, é obrigatória a emissão da nota, contudo, nem sempre o documento se faz necessário.

Se a venda de produtos ou serviços for efetuada para pessoa física, a sua empresa não precisa emitir a NF. Contudo, mesmo sem necessidade, a prática facilita o registro de venda, com certeza, ajudará no processo contábil na hora de obter o comprovante de rendimentos.

Outra coisa importante, é que no caso do consumidor, a nota serve como uma garantia, portanto, o mesmo pode exigir. De fato, ter o documento em mãos facilita a troca ou devolução do produto. Agora, se sua empresa for prestar um serviço ou realizar uma venda para uma pessoa jurídica, ou seja, outra empresa, a Nota Fiscal é indispensável.

Veja agora, quais as categorias de Notas Fiscais que você MEI pode emitir!

Existem hoje, vários formas de notas, por isso, entes de ensinar a emitir a NF, vamos te mostrar quais as categorias de notas que existem e qual se enquadra a sua empresa. 

  1. NFA;
  2. NFA-e;
  3. NF-e;
  4. NFC;
  5. NFC-e.

1. Nota Fiscal Avulsa (NFA)

Você conhece a Nota Fiscal Avulsa? Essa é a modalidade mais utilizada, pois é a versão mais simples de emitir, pois, é feita em papel e de maneira individualizada. Então, saiba quais são as regras do seu estado e emita notas através dessa versão simplificada, mas que vai te ajudar a ter controle sobre as vendas.

2. Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

Primeiramente, você precisa saber que essa é a versão eletrônica da NFA, ou seja, as mesmas informações contidas na Nota Fiscal Avulsa de papel devem ser preenchidas no documento virtual. É bem simples preenchê-lo, com certeza, ter os dados virtuais facilita muito o dia a dia. Portanto, se preferir essa versão, veja se está disponível no seu estado.

3. Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)4

Ela pode ser utilizada na venda de produtos e está sujeita a aplicação do Imposto sobre Mercadoria e Serviços (ICMS). A saber, os microempreendedores individuais não precisam utilizar essa categoria de NF-e. Portanto, se você é MEI, deve ter cuidado ao optar pela utilização dessa nota. Veja a próxima opção!

4. Nota Fiscal de Venda ao Consumidor (NFC)

A Nota Fiscal de Venda a Consumidor (NFC), como o próprio nome diz, é usada para vendas de produtos ou serviços para o cliente final. Para emitir a NFC é preciso ter autorização da Fazenda, após isso, é possível realizar a impressão de um bloco de notas e preenchê-los manualmente. Por fim, você precisa verificar se essa opção está disponível em sua região.

5. Nota Fiscal de Venda ao Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Funciona do mesmo modo que a NFC, no entanto, é realizada virtualmente. Para fazer a emissão dessa nota, é preciso ter um certificado digital. Então, é necessário realizar um cadastro para emitir a NFC-e. A seguir, você terá acesso ao passo a passo de como realizar emissão de Nota Fiscal, não perca!

Passo a passo de como emitir Nota Fiscal (MEI)

Agora que você conhece as Notas Fiscais, apresentaremos o passo a passo de como realizar a emissão, o que acha? Observe a seguir e tenha todas as instruções para gerar notas. Anote as dicas mais importantes, desse modo não perderá nada! Se precisar é só voltar e revisar o conteúdo.

1. Primeiro, faça seu credenciamento na Secretaria da Fazenda

Antes de iniciar as atividades, ou seja, de vender produtos ou serviços, realize seu cadastro. O órgão fica localizado na prefeitura da sua cidade, então, vá até lá e obtenha todas as informações necessárias. Você também pode procurar a página virtual da prefeitura da sua cidade e tirar suas dúvidas. Vamos a próxima etapa?

2. Adquira um Certificado Digital se optar por Nota Fiscal Eletrônica

Algumas regiões permitem a emissão de NFs eletrônicas, mas como dito anteriormente, para isso, é necessário tirar o certificado digital da empresa. Em outras palavras, esse certificado, funciona como a identidade da empresa. Se você optar por emitir NFA-e, NF-e ou NFC-e, é essencial ter esse certificado. Continue a seguir!

3. Agora, acesse o sistema de emissão de NFs

Se você precisa emitir Nota Fiscal de serviço, saiba que ela pode ser efetuada através da prefeitura da sua cidade ou por softwares, assim como o do SEBRAE. Caso prefira, você também pode solicitar a emissão de uma Nota Fiscal Avulsa na Secretaria da Fazenda do seu município. Vamos à etapa final? Aprenda a seguir como preencher a NF!

4. Para finalizar, preencha os dados para emitir a NF

Agora é a hora de preencher os dados, siga o passo a passo:

  • Preencha os dados do tomador do serviço, ou seja, do seu cliente;
  • Após, faça uma descrição da atividade realizada e detalhe o que foi vendido;
  • Coloque na nota o valor do serviço prestado;
  • Agora, confira todos os campos;
  • Por fim, é só emitir a Nota Fiscal.

Com esse passo a passo será bem mais fácil gerar a primeira nota, então aproveite! Para finalizar, lembre-se que as Notas Fiscais MEI, vão te ajudar a manter as finanças em dia, portanto, utilize-a a seu favor. Você já tem todas as informações para emitir sua primeira NF, agora é com você. 

Então, essas são as notais fiscais, e assim como escrito na matéria do portal Cora, publicada em março de 2022, quem está iniciando na área do empreendedorismo, precisa iniciar com o pé direito, e essa é uma das formas de se regularizar.

Veja este vídeo, “Como abrir um MEI gratuitamente? | Passo a passo atualizado”, esse é um vídeo do canal, “Nath Finanças” do YouTube.

Confira: como fazer uma renda extra de forma on-line? Você nem vai precisar sair de casa clique e confira

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Willames Sales: Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.