Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Balanço patrimonial: entenda como manter a saúde financeira da empresa

Publicidade

...

Balanço patrimonial: entenda como manter a saúde financeira da empresa

Falamos muito aqui sobre a importância da saúde financeira pessoal. Mas dessa vez, falaremos sobre o balanço patrimonial e como é importante manter a saúde financeira da empresa em ordem. Nesta quarta-feira, 09 de fevereiro, você entenderá a importância desses detalhes.

Para compreender o que é balanço patrimonial, é preciso imaginar a situação e pensar que a empresa é a sua casa. O Humor do Mercado explicará de uma maneira simples, como deixar a “casa” em ordem de forma bem didática.

Também, leia: conheça as criptomoedas mais promissoras que o bitcoin para investir agora 

O que é o balanço patrimonial?

Se você pensar na empresa como a sua casa, pensará que quando entra o pagamento, é separado o valor para quitar todas as despesas. Contudo, após pagar aluguel, cartões, energia, água, compras de supermercado, ainda te sobrou R$ 1000,00. Sendo assim, isso significa que as contas ficaram positivas? Não, necessariamente.

Quando falamos em balanço patrimonial, é preciso saber se as finanças estão em equilíbrio. O que significa saber que o fluxo de caixa, o que sai e o que entra, está em ordem. Sendo assim, outras coisas são consideradas, como dívidas, parcelas, valores para receber, etc.

Como é feita a estrutura do balanço patrimonial?

A estrutura do balanço patrimonial é feita em forma de relatório. Neste relatório devem estar todos os ativos e passivos da empresa, assim como o patrimônio líquido dela. Ter esse levantamento é fundamental para fazer análises financeiras sobre o estado da empresa.

Por isso, é recomendado que as empresas façam esse balanço sempre, pelo menos uma vez por ano e, assim, escolher se trabalhará com o lucro real ou o lucro presumido. Mas, essa escolha importa devido à apresentação obrigatória que precisa estar  no Sped ou Sistema Público de Escrituração Digital.

Não deixe de conferir: O que significa ser rico: a diferença que existe entre renda e riqueza

Como fazer um balanço patrimonial?

O ideal é montar uma tabela. Onde, de um lado, você coloca todos os ativos da empresa, como contas a receber e, do outro lado, os passivos, os salários e as contas que precisam ser pagas. Contudo, é preciso listar tudo no balanço patrimonial.

Escolha um período para fazer essa análise. Se for necessário, coloque o departamento financeiro para fazer esse levantamento com base nos números da empresa. Portanto, após ter tudo listado, é preciso calcular os valores e contratar um profissional para fazer as contas com todos os detalhes.

Esses valores precisam ser reais para preencher o balanço patrimonial. Existem regras previstas em lei e, por isso, a importância de contratar alguém. Mas, o mais importante, é que os valores precisam bater para encontrar o patrimônio líquido.

Você pode gostar: Renda passiva: o que é, qual sua importância e como criar a sua

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.