Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geogr�...

Restituição de ICMS em conta de energia elétrica: saiba como recuperar

Publicidade

...

Restituição de ICMS em conta de energia elétrica saiba como recuperar - pexels

A restituição de ICMS em sua conta de energia elétrica

é possível. Saiba todos os seus direitos e tenha seu dinheiro de volta. Nesta quarta-feira, 9 de março, mostramos por onde começar.

De antemão, já saiba que provavelmente está pagando mais do que deveria em sua conta de energia elétrica. Com o Humor do Mercado saberá como restituir esses valores.

Leia também: Como é constituído o orçamento do governo? Entenda aqui como funciona o orçamento da união

Restituição de ICMS em conta de energia elétrica saiba como recuperar – reprodução pexels

Peça a restituição de ICMS pago a mais: cobre judicialmente

O ICMS é a sigla para o imposto estadual: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Por exemplo, este imposto incide sobre o valor do consumo de energia elétrica.

No entanto, este imposto, comumente, não é cobrado somente pelo consumo da elétrica, o que seria o correto. Dessa forma, atenção ao ICMS cobrado sobre as tarifas abaixo, indicadas em sua conta de energia elétrica:

  1. TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão);
  2. TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição).

Como pedir restituição de ICMS de sua conta de energia elétrica?

Porém, não é possível que você cobre pessoalmente a Concessionária de Energia Elétrica que lhe presta o serviço de consumo de energia elétrica.

Neste sentido, é preciso ingressar com uma ação judicial. Porém, não é motivo para desânimo, pois, vale a pena brigar pelos seus direitos.

Acima de tudo, não se esqueça, além do valor da sua restituição, será acrescido juros e correção monetária. Ou seja, pode demorar, mas vai receber tudo que lhe foi cobrado indevidamente.

Este assunto pode interessar: Dúvidas sobre o Simples Nacional? Entenda o que é e como funciona a tributação agora mesmo

Observe os valores em sua conta de luz

Logo, para poder visualizar o que estamos falando, note sempre em sua conta de luz a cobrança do ICMS sobre as tarifas que indicamos acima (TUST e TUSD).

Agora, pegue em seus arquivos as contas dos últimos 60 meses. Ou seja, somando todos os valores pagos de ICMS, poderá chegar a valores significativos.

Confira também: Das MEI: com o aumento da tarifa veja quanto ela deve subir em 2022

Por fim, para somar o seu conhecimento, assista este vídeo: “Legislação do ICMS Aplicável a Todos os Estados – Prof. Fernando Maurício”, do Canal Estratégia Concursos, do YouTube.

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota! 
VER 

Cristiane Luzio Rodrigues: Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geográfica. Mineira residindo na Capital de São Paulo. Pronta sempre para novos desafios. Graduada em Direito pela FAAT — Faculdades Atibaia e Pós Graduação em Direito Constitucional e Administrativo pela EPD — Escola Paulista de Direto.