Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela PUC-MG e UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mer...

Vale revisa resultados futuros: veja aqui se as ações podem decolar em 2022

Publicidade

...

Vale: ações podem decolar em 2022? Empresa revisa resultados futuros veja aqui - Reprodução Pixabay

A Vale (VALE3) publicou no final de fevereiro, os resultados do quarto trimestre de 2021. A princípio, a empresa teve um lucro líquido +634% maior em 2021 do que no ano anterior, totalizando 5,4 bilhões de dólares. E hoje, quarta-feira dia 9 de março, você vai saber se é hora de ter, ou não ter, a Vale em sua carteira.

Então, está na hora de comprar VALE3? A resposta, o site Humor do Mercado avaliou com especialistas da área, que verificaram os resultados do final de 2021. Apesar da alta do minério de ferro cotado na China, os resultados do 4º trimestre de 2021, podem mostrar uma tendência para 2022.

Vale e os resultados do 4º trimestre 2021

Inicialmente, houve uma queda de -10% na receita da Vale no 4T21 antes do quarto trimestre de 2020; já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) recuou -24% no período.

No caso do lucro líquido, foi quase 7 vezes maior do que o registrado no 4T20, período em que foi impactado pela tragédia em Brumadinho e pelos resultados financeiros positivos no 4T21. Portanto, a empresa se beneficiou do preço do ferro e da desvalorização do real.

Na visão de analistas, 2021 foi um ótimo ano para a mineradora, sobretudo pelo seu principal produto exportado: o minério de ferro que bateu 200 dólares na bolsa de Dalian. Eventualmente, isso refletiu em um crescimento de +55% no Ebitda da mineradora.

Você também pode gostar: Dividendos: entenda de uma vez por todas o que é essa forma de lucro

O peso da China nos resultados da Vale

Mas, assim como as altas do minério de ferro empurram os resultados, a desvalorização da commoditie pressionam. Desse modo,  de meados de 2021 até agora, os cortes de produção de aço 

e a desaceleração do setor imobiliário na China, derrubaram os preços do minério.

Portanto, o mercado sabe que a Vale depende de minério e suas ações oscilam junto à commoditie. Apesar de ser uma empresa gigante, suas ações não conseguem descolar do preço do minério pela dependência do mercado chinês.

Contudo, diferentemente de empresas de commodities como Aura Minerals (AURA33) e PetroRio (PRIO3), a Vale não tem capacidade de aumentar sua produção ou reduzir os custos. Justamente pelo fato de seus movimentos influenciar no preço do minério.

Confira esta matéria: Os axiomas de Zurique: um resumo das estratégias dos banqueiros suíços

Vale: ações podem decolar em 2022? Empresa revisa resultados futuros veja aqui – Reprodução Pixabay

O peso da Vale no preço do minério de ferro

Inegavelmente, se a Vale aumentar a produção, segundo analistas do setor, ela derrubará o preço da commodity pela maior oferta no mercado. Além disso, a companhia ainda tem dificuldade em reduzir os custos. Esta dificuldade, parte é em razão da complexidade da operação e por não conseguir escalar a produção. Afinal, é uma atividade que usa pouca tecnologia em sua produção.

Isso atrelado à perspectiva de um crescimento chinês mais fraconovos cortes na produção de aço no futuro e no controle de preços do minério. Estes fatores que devem impactar o crescimento no futuro. Não obstante, o mercado deve passar a precificar a queda nos preços do minério de ferro.

Empresa revisa resultados para baixo

Reconhecendo a situação, a própria Vale, em seu Investor Day, indicou que o Ebitda da mineradora deve apresentar queda em 2023. A empresa fez uma análise de sensibilidade para o Ebitda de 2023.

No entendimento de analistas, pelo valor que a empresa negocia hoje e o Ebitda estipulado, a Vale negociaria entre 3,8 e 5,5x Ebitda 2023, bem mais alto do que os 2,7x atuais. Apesar disso, a empresa pode sofrer com a desvalorização das ações.

Reforçamos que a Vale é uma ótima empresa e com forte geração de caixa, mas depende do minério. Assim, pelo que foi apurado nos dados e com base nas expectativas e sinalizações da China, pelo valor atual, a bolsa apresenta empresas de commodities em melhor situação.

E aí, gostou do conteúdo? Deixe aqui nos comentários a sua opinião. Por fim, para fixar a matéria considere assistir o vídeo do canal  “o colecionador de ações” falando mais sobre o tema. Em suma, é isso, até a próxima!

Você pode gostar: Banco ou corretora: por onde começar a investir? Dúvidas dos iniciantes respondidas aqui

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Saulo Teixeira Rosa: Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela PUC-MG e UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e obstinado por produzir conteúdo que agregue valor e transformação na vida das pessoas.