Publicidade

Tem uma violeta? Saiba como deixar a plantinha linda e florida o ano todo

Cuidados com a violeta | Reprodução: Construindo Decor

Uma das queridinha de quem ama plantas é a violeta, uma plantinha barata e fácil de achar em floricultura e até supermercados. Além do mais, com seus cachinhos coloridos enfeitam qualquer ambiente onde ela é colocada.

Quando ela chega na sua casa está florida e bela, no entanto, com passar do tempo, as flores caem e ficam apenas a folhas. Desta forma, hoje, 25/07/2020, o Blog Cozinha Fácil do  Tecno Notícias traz algumas dicas incríveis para sua violeta ficar exuberante novamente. Confira essa matéria da nossa correspondente Aline Mesquita, especialista em jardinagem.

Delicadeza e resistência

As violetas são plantas oriundas da África, possui flores pequenas e delicadas, em cores diversificadas. São perfeitas para presentear amigos e entes queridos, além de enfeitar qualquer ambiente. No entanto, mesmo que sejam populares, elas ainda levantam dúvidas sobre seu cultivo.

Pata te ajudar, fizemos um artigo especial para te orientar nos cuidados com a violeta, para que ela floresça o ano todo, sempre saudável e com suas folhas bem verdinhas.

Leia aqui: Manjericão: saiba como cultivar em casa; aprenda hoje

Quais são os cuidados com a violeta?

Para manter as violetas saudáveis, existem alguns cuidados essenciais para que ela esteja sempre florescendo, em especial a rega e a temperatura, são os principais fatores para a sua saúde. Veja a seguir.

Iluminação

É muito ruim quando ganhamos uma planta tão linda quanto a violeta, levamos para a nossa casa. No entanto, poucos dias depois, suas folhas amarelam e caem, assim como suas flores.

Cuidados com a violeta | Reprodução: FreePik

Uma das principais causas para esse fenômeno, é o local escolhido para deixar sua planta. Elas necessitam de muita luz para florescer e manter suas flores, mas não suportam a luz solar direta e constante. Escolha um local que tenha iluminação indireta e que seja fresco, as janelas e sacadas que não recebem sol diretamente pode ser uma ideia interessante.

Publicidade
Publicidade

Temperatura amena

Outro ponto importante para a saúde das violetas é a temperatura. As regiões que são mais quentes, como as regiões Nordeste e Norte, as violetas não conseguem sobreviver por muito tempo, já que as temperaturas ultrapassam a marca dos 30°C.

Ademais, temperaturas que sejam abaixo de 20°C, como no sul do Brasil, também atrapalham o florescer da planta. Por isso, é importante cultivá-las em temperaturas mais amenas e equilibradas, para mantê-las florescendo o ano todo.

Rega da violeta

A rega é o cuidado mais especial com a plantinha. Evite os excessos, porém faça com frequência, sempre sentindo a umidade da terra, cuide para que suas raízes não fiquem podres. Lembre-se que o solo precisa ser mantido úmido, mas sem estar encharcado.

Elas são flores sensíveis, e todo o tipo de excesso pode fazer com ela adoeça. Para saber se está na hora de regá-la, coloque o dedo na terra, se estiver úmido, a terra não precisa ser regada, caso contrário, regue-a.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe sua opinião com a gente!

Ademais, veja também: Como cultivar cebolinha verde em casa: aprenda agora

Aline Mesquita: Produtora de conteúdo, com formação em Tecnologia, e apaixonada pela escrita, criativa e curiosa por natureza. E-mail: contato@folhago.com.br. Telefone: (65) 9 9924 - 8700
Publicidade