Fruta do dragão é a mesma coisa que pitaya? Descubra agora mesmo e saiba muito mais sobre essa espécie

Saiba tudo sobre suas características e benefícios para a saúde

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Novo Hamburgo, 18 de maio de 2022, por Jones Backes – A fruta do dragão, nome popular da pitaya, é fruto de um cacto comum nas Américas Central e do Sul e em países do Mediterrâneo. Com uma aparência exótica, ela vem ganhando espaço nos pratos dos brasileiros e tornando a alimentação ainda mais saudável e nutritiva. 

Continua depois da publicidade

Ela ganhou esse nome devido a sua aparência escamosa e com cores muito fortes e chamativas que chamam a atenção em supermercados e sacolões. Então, se você deseja aprender mais sobre essa fruta, continue sua leitura, pois hoje vamos falar das características e principais benefícios da fruta do dragão para a saúde. Confira!

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Erva-de-santa-maria: conheça seus benefícios e aprenda como usufruir deles

Conhece a fruta do dragão? Descubra agora quem ela é e seus benefícios para a saúde

fruta do dragão
Fruta do dragão é a mesma coisa que pitaya? Descubra agora mesmo e saiba muito mais sobre essa espécie / Fonte: Canva Pro

Conforme explica Thaís Pimenta, em matéria publicada no Portal G1, dia 22 de março de 2022, a fruta do dragão é a variação do nome da pitaya. Essa fruta possui um sabor suave e adocicado e possui três principais espécies distintas. Às duas primeiras possuem casca rosa e a polpa branca ou rosa avermelhada e a última possui casca amarela e polpa branca. Todas elas apresentam nutrientes semelhantes e com muitos benefícios para a saúde.  

Rica em fibras, vitamina C, cálcio, fósforo e magnésio, essa fruta possui poucas calorias e carboidratos, aumenta a sensação de saciedade e ajuda a emagrecer, além de melhorar a digestão e evitar a prisão de ventre. Ela também possui ação antioxidante e anti-inflamatória e, com isso, evita doenças como câncer e o surgimento de radicais livres que causam danos às células. 

A fruta do dragão ainda ajuda a fortalecer os ossos e dentes, regular os níveis de açúcar no sangue e evitar a diabete. Ela também ajuda a diminuir o colesterol ruim e, com isso, evitar doenças cardiovasculares. Além disso, ela ajuda a melhorar a imunidade e a absorção de ferro pelo intestino, evitando assim a anemia. 

Portanto, confira também: Alho em vaso: saiba como ter seu próprio cultivo, mesmo sem espaço no quintal

Veja algumas dicas de consumo e se há contra indicação

Agora que você já aprendeu com o Almanaque os principais benefícios da fruta do dragão para a saúde, é importante saber que não pode consumir a casca dessa fruta, pois pode causar problemas intestinais. Já a polpa e as sementes podem ser consumidas in natura, em sucos, saladas, vitaminas e ainda em receitas como sorvete, mousses, doces, geleias, cremes e muito mais. Aliás, você ainda pode consumir a pitaya com outras frutas como limão, laranja e banana e ter uma alimentação ainda mais nutritiva. 

Ademais, leia também:  Manter o calor na garrafa térmica: veja 3 dicas simples que deixarão sua bebida quente por mais tempo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais