Roupas de inverno: como lavar, guardar e como evitar cheiros desagradáveis

Com a frente de frio chegando, é comum que queira saber mais sobre como cuidar e lavar suas roupas de inverno

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Vargem Grande Paulista, 18 de maio de 2022, por Beatriz Ojeda – Com o frio chegando, está na hora de retirar as roupas de inverno de dentro do guarda-roupa. Então, além de entender como isso pode ser feito da melhor forma, também ensinaremos como secar e guardar estes tecidos mais delicados, evitando problemas com cheiro de guardado ou poeira.

Continua depois da publicidade

Em apenas alguns passos simples, o Almanaque o ajudará a ter um melhor cuidado com suas roupas de inverno, permitindo que sempre estejam em ótimo estado, cheirosas e prontas para utilizar e ajudá-lo a amenizar as condições climáticas que se aproximam. Além disso, quando o tempo passar, também saberá como guardá-las, mantendo maior durabilidade.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Como tirar mancha de suco de uva da roupa: passo a passo para lidar com esta mancha 

Como lavar roupas de inverno

Roupas de inverno: como lavar, guardar e como evitar aromas desagradáveis (Foto: Canva Pro)
Roupas de inverno: como lavar, guardar e como evitar aromas desagradáveis (Foto: Canva Pro)

Segundo Lara Pires, em publicação do UOL de 11 de agosto de 2018, há todo um trabalho específico quando se procura higienizar roupas para o frio. Acontece que, na maioria dos casos, estes itens são fabricados a partir de materiais mais delicados. Além disso, devido à umidade do ar, demandam mais tempo para ficar secos, causando maior dor de cabeça para os donos de casa e também aumentando o risco de mofarem.

Portanto, em primeiro lugar, é necessário que saiba a melhor forma de lavar roupas de inverno. Logo, comece identificando qual é o tipo de material das suas peças, já que lã, tricô e outros fios delicados demandam cuidados ainda mais específicos. Neste caso, procure saber mais sobre a etiqueta das vestimentas e siga-as à risca. Aquelas que podem ir até à máquina, prefira sempre colocá-las em saquinhos para delicados e com sabão de coco.

No entanto, aquelas que são de couro ou camurça precisam ser higienizadas apenas com um paninho levemente umedecido, evitando mofo e o desgaste do material. Por outro lado, se estiver preocupado com outros itens ou materiais que contam com aromas desagradáveis, não se esqueça de acrescentar vinagre durante a lavagem, deixando as peças fofinhas e higienizadas para evitar aquele cheiro de guardado desagradável.

Entenda mais: Como passar roupa com estampa: veja o passo a passo para não estragar o visual

Como guardar roupa de frio

Porém, agora que você já sabe algumas dicas de ouro para lavar roupas de inverno, é importante que saiba como guardá-las. Assim sendo, tome muito cuidado com problemas de umidade ou poeira, já que estes agentes externos podem estragar a aparência, tecido e também gerar traças. Portanto, coloque as vestimentas limpas dentro de sacos. Tenha o hábito de verificar com certa frequência, lavando cada vez que aromas de umidade estejam presentes.

Saiba mais: Alergia à roupa? Veja se isso é possível e como resolver este problema

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais