Erva-de-santa-maria: conheça seus benefícios e aprenda como usufruir deles

Conheça essa planta medicinal já usada pelos nossos antepassados há muito tempo

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Novo Hamburgo, 16 de maio de 2022, por Jones Backes – A erva-de-santa-maria, também conhecida como mastruz e mentruz, é uma dessas plantas medicinais tradicionais, cujo uso vem de séculos. Mas você sabe para que ela serve?  Caso não, te explicamos agora mesmo. Sendo assim, confira o texto que preparamos sobre os seus benefícios e veja também qual a forma correta de consumo.

Continua depois da publicidade

Mas, antes de falarmos sobre os benefícios, se você ainda não conhece a erva-de-santa-maria aqui vão algumas de suas características. Primeiramente, ela possui um aroma incomparável e muito agradável, folhas de tom verde-escuro e longas. Além disso, ela é uma estrela na culinária mexicana, temperando os mais variados pratos, como carnes, feijões e outras receitas típicas desse país.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Como tirar ardor de pimenta das mãos: truques práticos para eliminar a desagradável sensação

Conheça melhor e descubra os benefícios da erva-de-santa-maria

Erva-de-santa-maria:
Erva-de-santa-maria: conheça seus benefícios e aprenda como usufruir deles / Fonte: Canva Pro

Esta erva é um tipo de arbusto de fácil propagação, que cresce de forma espontânea em diferentes solos. No que diz respeito ao seu uso terapêutico, Sabrina Xavier explica em sua matéria publicada no site Diário Prime, em 15 de março de 2022, ela possui as seguintes funções para  a saúde:

  • Melhora e protege a saúde dos ossos – O uso do mastruz previne a perda de densidade óssea. Em outras palavras, a planta ajuda a evitar o risco de problemas como osteoporose; 
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial – Suas propriedades ajudam a diminuir a frequência cardíaca, relaxar os músculos do coração e diminuir a pressão arterial; 
  • Melhora a digestão – Tomar suco de erva-de-santa-maria depois daquela feijoada ou almoço de domingo vai te ajudar com a digestão. Isso porque ela estimula a produção de suco gástrico.    

Viu, contudo, excelente remédio essa planta pode ser? Ainda assim, como se bastassem todos esses benefícios, o mastruz também contribui para fortalecer a imunidade. Isso acontece porque ele ajuda a regular a produção de importantes células de defesa do corpo. Somado a isso, ele ainda ajuda no combate de infecções bacterianas, fúngicas e virais.

Portanto, confira também: Coentro: conheça os muitos benefícios que ele proporciona para a saúde, além de dar aquele sabor especial

Saiba como aproveitá-la melhor

Até aqui você conheceu os principais benefícios da erva. Dessa forma, agora é hora de saber como fazer o seu uso, não é mesmo? Nesse sentido, coloque uma colher de folhas secas de mastruz em uma xícara de água fervente. Em seguida, tampe a xícara e aguarde 10 minutos, para que a infusão ocorra. Passado esse tempo, coe o chá e beba.

Repita o processo durante três dias seguidos. Desse modo, você consegue aproveitar ao máximo os seus benefícios. No entanto, embora seja uma planta segura, seu uso é contraindicado para gestantes.  Do mesmo modo, mulheres que estão amamentando também não devem fazer o seu uso. No mais, esses são os seus principais benefícios que o Almanaque trouxe para você sobre a erva-de-santa-maria. Sabendo deles, começa agora mesmo a usar essa planta medicinal na sua casa e aproveite todas as suas vantagens.

Assim, leia mais: Como tirar ardor de pimenta das mãos: truques práticos para eliminar a desagradável sensação

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais