Pinheiro: saiba tudo que precisa sobre seu cultivo no Brasil

Aproveite para conhecer suas principais características e curiosidades sobre ele

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Novo Hamburgo, 16 de maio de 2022, por Priscila Lampert – O pinheiro é uma planta que todo mudo conhece, por mais que não a tenha visto pessoalmente. Afinal de contas, ele é a árvore oficial do Natal, e todo final de ano montamos sua réplica sintética em casa. Contudo, o que acha de conhecer mais sobre a árvore original e ainda aprender como plantá-la?

Continua depois da publicidade

Desde já, vale a pena explicarmos que o pinheiro é, na verdade, um gênero que pertence à família Pinaceae. Nesse caso, as árvores desse grupo se caracterizam por serem coníferas, isto é, possuem “cones” por meio dos quais se reproduzem. Além do mais, o grupo em questão possui cerca de 115 espécies, com variações no formato dos cones, folhas e sementes.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Como tirar ardor de pimenta das mãos: truques práticos para eliminar a desagradável sensação

Posso plantar um pé de pinheiro em qualquer região do Brasil? Veja algumas curiosidades da árvore

pinheiro
Pinheiro: saiba tudo que precisa sobre seu cultivo no Brasil/ Fonte: Canva Pro

De modo geral, a maioria dessas árvores gosta de temperaturas amenas. Em outras palavras, elas preferem o frio ao calor. Dessa forma, no território brasileiro, é mais comum encontrarmos o seu cultivo em cidades dos estados do Sul, cujas temperaturas são mais baixas.

Além disso, outra característica dessa planta é sua altura, que pode chegar a medir de três a 75 metros de altura. Em seu ambiente natural, ela facilmente alcança os 45 metros. Já a sua coroa pode alcançar até nove metros de diâmetro. Somado a isso, suas folhas são finas, semelhantes a agulhas, e permanecem nas árvores durante todo o ano.

Por fim, você já se perguntou o porquê do pinheiro ser usado como árvore de Natal? Bom, a resposta para isso está em um antigo hábito dos povos germânicos. Há muitos séculos, eles usavam a árvore nas celebrações do solstício de inverno, em 21 de dezembro. Tempos mais tarde, os cristãos adaptaram esse símbolo aos seus valores. Dessa maneira, a sua triangular (de cone) passou a representar a santíssima trindade dos cristão: pai, filho e espírito santo.

Portanto, confira também: Coentro: conheça os muitos benefícios que ele proporciona para a saúde, além de dar aquele sabor especial

Como plantar e cuidar dessa espécie

Até agora você conheceu as principais características desse gênero. No entanto, o que está faltando é aprender como cultivá-la, não é mesmo? Logo, para te ajudar com isso, o Almanaque separou as principais dicas que você precisa saber para iniciar o cultivo em casa, de acordo com reportagem de Kátia Brembatti, do dia 23 de junho de 2015, publicada pelo site Gazeta do Povo.
Confira a seguir.

  • Primeiramente, você vai precisar de uma planta adulta para fazer uma muda; 
  • Assim, com a planta em mãos, selecione um galho já formado, isto é, que não seja broto recente, e corte-o. Desse modo, certifique-se que o galho possui, mais ou menos, 10 centímetros;  
  • Em seguida, remova as suas folhas, deixando apenas aquelas que estão na ponta;  
  • Feito isso, preencha um recipiente com substrato rico em matéria orgânica e enterre a sua muda, pressionando levemente à terra para fixá-la melhor;   
  • Por último, borrife um pouco de água no solo e guarde sua muda em um local protegido de ventos fortes.    

Pronto, seguindo esse passo a passo a sua planta tem tudo para dar certo. Ainda assim, é claro que você precisa tomar alguns cuidados básicos para ele crescer saudável. O primeiro deles, por exemplo, é cuidar da rega, que deve ser frequente durante o período de enraizamento. Porém, na fase adulta, regue-o somente uma vez por semana.

Do mesmo modo, cuide também para que o seu pinheiro receba luz solar diariamente, em especial à medida que cresce. Portanto, caso escolha o cultivo em ambiente interno, deixe sua plantinha perto de uma janela ou varanda. No mais, cuide bem da poda, removendo galhos mortos ou danificados para dar lugar aos novos.

Ademais, leia também: Ipê amarelo: conheça melhor essa linda árvore e saiba como tê-la em seu quintal

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais