Cultivar ora-pro-nóbis em vaso: veja agora mesmo como é fácil ter essa espécie mesmo sem espaço no jardim

Se você não tem espaço no quintal, não perca a chance de aprender a plantá-la em vaso

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Novo Hamburgo, 18 de maio de 2022, por Priscila Lampert – Cultivar ora-pro-nóbis em vaso é uma via de mão dupla, sabia? Afinal, além de ser ótima na decoração (em especial como cerca viva) a planta também é cheia de benefícios à saúde. Por esse motivo, no artigo de hoje te mostraremos como cultivar essa espécie em casa e quais os seus benefícios à saúde. Quer saber mais? Continue a leitura!

Continua depois da publicidade

Antes de aprender como cultivar ora-pro-nóbis em vaso, vale a pena destacar que ela é uma Panc, isto é, Planta Alimentícia Não Convencional. Portanto, suas folhas são comestíveis, possuem um sabor delicioso e se destacam por serem ricas em proteínas. Não à toa, a espécie ganhou o apelido de “carne dos pobres”, justamente por ser uma alternativa aos produtos de origem animal.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Já ouviu falar na sedum? Conheça essa espécie e veja quais são as mais populares nos jardins do Brasil

Veja um passo a passo descomplicado para cultivar ora-pro-nóbis em vaso

cultivar ora-pro-nóbis em vaso,
Cultivar ora-pro-nóbis em vaso: veja agora mesmo como é fácil ter essa espécie mesmo sem espaço no jardim / Fonte: Canva Pro

Sendo assim, vamos te ensinar tudo o que você tem que saber para cultivar essa complexa planta em casa. Contudo, em primeiro lugar, você precisa de um recipiente com, pelo menos, 30 centímetros de profundidade, para que as raízes tenham espaço. Logo, com isso em mente, confira o passo a passo para o seu plantio, conforme as dicas de Randall Fidencio, em matéria publicada dia 14 de agosto de 2020, no site Gazeta do Povo.

  • Prepare o vaso – Antes de tudo, faça pequenos furos no fundo do recipiente para garantir a boa drenagem da água;    
  • Cuide do solo – Em seguida, prepare o substrato ideal para a planta. Nesse caso, o solo precisa ser rico em matéria orgânica e bem drenado, para evitar o acúmulo de água nas raízes. Dessa forma, uma boa dica é misturar terra comum (desde que seja fértil) com areia;     
  • Faça o plantio – Depois, com o recipiente pronto, faça o plantio das sementes. Entretanto, se preferir, você também pode fazer o cultivo através de estaquias. Porém, nesse último caso é preciso podar um galho lenhoso da planta (com aproximadamente 40 centímetros) e plantá-lo;    
  • Últimos ajustes – Agora, o último passo para cultivar ora-pro-nóbis em vaso é colocá-la em um local com boa iluminação. Isso porque a planta gosta de luz direta sobre si, e não tolera locais escuros. 

Prontinho! Seguindo esses passos você tem tudo para ter sucesso no seu cultivo. Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados básicos como, por exemplo, fazer regas moderadas, já que a espécie não gosta de muita umidade. Além disso, ela vai precisar de algum apoio, já que é uma espécie de trepadeira. Desse modo, coloque algumas estacas na terra do próprio vaso, combinado?

Portanto, confira também: Erva-de-passarinho: saiba o que é, seus benefícios e como usá-la

Saiba também para que serve a ora-pro-nóbis?

Conhecida cientificamente como Pereskia Aculeata, a ora-pro-nóbis é um tipo de cacto (sim, ela pertence à família das Cactaceae) com muitas propriedades nutricionais. Nesse sentido, suas folhas são ricas em fibras, proteínas e diversas vitaminas, minerais e outros compostos importantes para o nosso corpo.

Dessa maneira, o seu consumo contribui com o aumento da imunidade e combate à anemia, pois ela é rica em vitamina C e ferro. Somado a isso, a planta também auxilia na perda de peso e melhora a saúde do intestino, graças a sua concentração de fibras.

Por fim, ela ainda melhora a saúde dos dentes e ossos e evita o envelhecimento precoce. Em resumo, isso ocorre devido à sua concentração de cálcio e vitaminas A e C. No mais, aproveite as dicas que o Almanaque te passou e comece agora mesmo a cultivar ora-pro-nóbis em vaso. Fazendo isso, você terá um ambiente mais agradável e uma dieta mais saudável!

Ademais, leia também: Erva-de-santa-maria: conheça seus benefícios e aprenda como usufruir deles

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais