Hoje (02) de fevereiro, na sessão Robson Lemes você confere as principais informações sobre receitas e dicas do dia, confira hoje qual é a semente mais saudável, chia ou linhaça.
Não é segredo que as sementes são saudáveis – tipo, muito, muito saudáveis.
Nós os usamos como coberturas de salada para uma crocância extra, os misturamos em smoothies para obter mais proteína e os polvilhamos em cima de parfaits de iogurte para obter gorduras saudáveis bônus.
Embora praticamente todas as sementes tenham um grande impacto nutricional, nem todas são criadas iguais.
Pegue as sementes de linhaça e chia, por exemplo.
Essas duas sementes de potência são frequentemente consideradas intercambiáveis; no entanto, eles possuem qualidades únicas que merecem destaque.
Se você já se perguntou como as sementes de linhaça e as sementes de chia diferem, os especialistas estão aqui para oferecer algumas dicas.
Confira aqui: Chá de cravo é bom para o pulmão; veja os benefícios do seu uso diário
Benefícios da linhaça
Kim Rose, especialista certificado em cuidados e educação em diabetes, descreve as sementes de linhaça como sementes minúsculas, marrons, com uma série de benefícios, incluindo vitamina E, ácidos graxos ômega-3 e fibras.
“Para começar, a vitamina E é uma vitamina lipossolúvel importante para a saúde dos olhos, suporte imunológico e pode até desempenhar um papel na prevenção de doenças cardíacas”.
Ela também acrescenta que a linhaça contém ácido alfa-linoleico (ALA), sendo uma forma de ácidos graxos ômega-3 que podem melhorar a memória, a retenção e o aprendizado.
Seu conteúdo de fibra nos ajuda a ficar cheios por mais tempo, mantendo nossos intestinos regulares.
Katie Cavuto, acrescenta que o consumo de linhaça moída tem sido associado a uma redução nos níveis de colesterol LDL (o tipo ruim) e melhora nos níveis de HDL (o tipo bom).
O linho também é rico em lignanas polifenólicas, que podem proteger a saúde do coração e a probabilidade de alguns tipos de câncer.
Fatos rápidos sobre nutrição
Aqui estão os dados nutricionais de 2 colheres de sopa de linhaça:
Gordura: 10g
Gordura saturada: 1g
Carboidratos: 7g
Fibra: 7g
Açúcar: 0g
Proteína: 4g
Sódio: 5mg
Veja também: Receita vegetariana fácil e rapidinha de almôndegas e soja
Benefícios das sementes de chia
As sementes de chia, por outro lado, são sementes versáteis e marrom-acinzentadas da planta Salvia hispanica usadas em muitas receitas graças à sua diversidade de benefícios para a saúde, de acordo com Rose.
“As sementes de chia são repletas de proteína, é importante porque fornece força e vigor ao corpo”, diz ela.
Também contém fibra solúvel, que ela descreve como um tipo de fibra que se expande em nosso trato digestivo e aumenta a saciedade.
Além disso, as sementes de chia também podem ajudar a controlar a inflamação e reduzir o risco de doenças cardíacas graças ao seu teor de ácidos graxos ômega-3, diz Cavuto.
Fatos rápidos sobre nutrição
Aqui estão os dados nutricionais de 2 colheres de sopa de sementes de chia:
Gordura: 9g
Gordura saturada: 1g
Carboidratos: 12g
Fibra: 10g
Açúcar: 0g
Proteína: 5g
Sódio: 5mg
Como a linhaça e a chia se comparam?
Cavuto descreve as sementes de linhaça como tendo um sabor mais forte e mais noz do que a semente de chia suave.
O linho geralmente precisa ser moído para colher os benefícios, pois isso facilita a absorção de nutrientes pelo corpo.
A linhaça moída também é chamada farinha de linhaça e é fácil de adicionar à aveia ou smoothies, ou polvilhada em saladas.
Curiosidade: Cavuto diz que a mesma porção de 1 onça de chia contém 179 miligramas de cálcio, o que rivaliza com os 300 miligramas de cálcio encontrados em 1 xícara de leite.
No entanto, o cálcio não é tudo, especialmente se sua dieta já estiver repleta de alimentos ricos em cálcio.
Embora a chia seja uma fonte melhor de cálcio, a linhaça fornece vários minerais adicionais, incluindo zinco e magnésio, diz ela.
Qual é melhor: linhaça ou chia? Qual é melhor para a digestão?
Embora o teor de fibra do linho seja ligeiramente inferior ao da chia, cerca de 8 gramas versus 10, Cavuto diz que o linho contém mais fibra insolúvel, o que é mais benéfico para aqueles que sofrem de constipação.
Além disso, o menor teor geral de fibras, com a proporção de fibras solúveis e insolúveis, torna o linho mais fácil de tolerar do que a chia para aqueles com um sistema digestivo mais sensível, diz ela.
Saiba mais: Já ouviu falar em almeirão? Conheça essa hortaliça e suas características