Frutas antioxidantes: proteja seu organismo das infecções

Quanto mais frutas variadas, mais antioxidantes. Reprodução: Viktoria Slowikowska/Pexels

O blog Saúde Simplificada de hoje, 18 de fevereiro, vai falar de frutas antioxidantes: proteja seu organismo das infecções. Veja como combater naturalmente os radicais livres que prejudicam sua saúde. De antemão, lembre-se que os antioxidantes têm o poder de livrar seu corpo da oxidação. Por isso, esses alimentos combatem os radicais livres que podem destruir as células saudáveis do seu corpo.

Os radicais livres são resultantes da conversão que seu corpo faz daquilo que você come ou bebe. Por isso, o seu organismo produz esses radicais quando converte o alimento em energia. Mas, fique tranquilo, nosso corpo consegue estabilizá-los. Por outro lado, não é só dos alimentos que vêm esses radicais. Eles também vêm da poluição do ar, do cigarro, álcool e pesticidas usados nas lavoura.

Sendo assim, os antioxidantes são essenciais para regular justamente este excesso de radicais livres, deixando seu sistema imunológico mais resistente e o corpo saudável de forma geral. Eles ainda são capazes de retardar o envelhecimento precoce da pele.

Confira esta dica: 8 benefícios do repolho roxo para sua imunidade: entenda o poder das cores

Alimentos ricos em antioxidantes são os coloridos. Reprodução: Cats coming/Pexels

Frutas e legumes ricos em antioxidantes

  • cenoura
  • melancia
  • amoras vermelhas
  • limão
  • frutas cítricas de um modo geral
  • aveia
  • mamão
  • abacaxi
  • linhaça

As frutas e legumes de coloração vermelha, laranja e amarela são riquíssimos em antioxidantes. Continuando, esses alimentos contém carotenoides, que são capazes de proteger a sua visão e te livram de algumas doenças crônicas. Por outro lado, os carotenoides vermelhos contém astaxantina, que contribui para melhorar as doenças cardiovasculares, a fadiga mental e ainda muito outros benefícios.

Sendo assim, quanto mais colorida forem suas refeições, mais antioxidante você estará comendo. Por isso, monte seus pratos para que hajam, pelo menos, 6 cores diferentes na refeição, além do arroz e feijão, no caso de ser almoço. Por fim, use e abuse das cores e deixe seu prato ficará cheio de nutrientes que farão você viver mais e melhor.

This post was published on 18 de fevereiro de 2022 11:03

Lisa Lima: Nascida em Itabuna, Bahia. Apaixonada por texto, fotografia, lugares e pessoas. Jornalista por vocação e professora de Linguagens. Atua como redatora do caderno de Cozinha e Receitas, do site TecnoNotícias. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios é só falar com a gente: WhatsApp - 73 98896 1252 ou e-mail: lisabjaf@hotmail.com