Saiba agora quanto se paga de pensão alimentícia; veja o que diz a lei

Saiba mais sobre a pensão alimentícia e a porcentagem que pode ser pagar

A pensão alimentícia é uma despesa obrigatória para pais que não moram com os filhos que ainda são menores de idade. É muito comum ter dúvidas sobre como funciona o cálculo e os critérios que são utilizados. Por isso, hoje, 09 de dezembro de 2021, no Quanto Custa do Tecno Notícias confira quanto se paga de pensão alimentícia?

Saiba mais sobre a Pensão Alimentícia

A Pensão Alimentícia funciona para garantir que os pais que não moram com os filhos menores de idade ajudem financeiramente na contribuição do bem-estar da criança. Contudo, por não existir um padrão na justiça, muitas vezes pode ser difícil entender como funciona esse processo.

Quanto se paga de pensão alimentícia?
Quanto se paga de pensão alimentícia? Foto: Canva Pro.

O fato do valor variar de acordo com cada família, e ser muito subjetivo, faz com que não exista um modelo contínuo. Sendo assim, para seguir e estabelecer os valores que são justos ou não. Dessa forma, são os Advogados de Família e os Juízes de Família que estabelecem em cada caso os critérios e definem os parâmetros para estabelecerem os valores da pensão.

Mesmo assim, é bastante comum que ambos os pais estabeleçam um equilíbrio dentro do processo e fixem um valor em comum acordo, que é homologado pelo juiz responsável.

Como funciona?

O primeiro passo para entender mais como funciona esse processo é saber que existem algumas formas primordiais para definir o valor da Pensão Alimentícia.

Desse modo, caso a pessoa que deve pagar a pensão possuir um emprego fixo com carteira assinada ou ser agente público, o valor se define de acordo com a porcentagem da sua renda.

Quanto se paga de pensão alimentícia?
Quanto se paga de pensão alimentícia? Foto: Canva Pro.

Alguns critérios podem influenciar nessa porcentagem. Por exemplo, como quantos filhos menores de idade o contribuinte possui, se ele tem outros dependentes – pais, esposa, enteados etc.-, se possui casa própria, se existe algum dependente com saúde afetada ou não, entre outras coisas. Por isso, cada caso possui um ordenamento diferente, e cada critério se analisa separadamente.

Para os pais que não possuem salários fixos, que sejam profissionais autônomos ou liberais normalmente se estabelece uma taxa fixa. O valor pode sofrer ajustes de acordo com o salário-mínimo ou outro indicador econômico. Além disso, nesses casos também se avalia o quanto de “riqueza” material o pai tem. Já que entende-se que o filho deve usufruir da mesma de vida que os pais.

Valores da Pensão Alimentícia

No caso onda o pagador da pensão tenha um salário fixo normalmente se estabelece uma porcentagem de 20% da renda para os que só possuem 1 filho. Então, 30 % no caso de 2 ou mais filhos. Por fim, 15% da renda mensal no caso de serem 2 filhos com mães diferentes.

Por fim, gostou de descobrir quanto se paga de pensão alimentícia? Não perca tempo e aproveite!

Veja também: Qual Será O Valor Do Auxílio Brasil 2022?

Educação Financeira: COMO ECONOMIZAR GANHANDO 2 MIL REAIS?! (Dicas Vitais)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.