Quanto custa reconhecer firma no cartório? Entenda como funciona

Saiba qual o valor para se reconhecer firma em documentos.

Quando estamos sob posse de algum documento, muitas vezes torna-se necessário utilizar os serviços cartorários, para o reconhecimento de firmas e autenticação de documentos. Nesse caso, o serviço tem como finalidade, fazer com que os documentos tenham fé pública e sejam reconhecidos perante os órgãos públicos e terceiros. Sendo assim, se você precisa ou deseja saber os custos desse serviço, hoje, 01/12, o Quanto Custa irá te mostrar quanto custa reconhecer firma no cartório. Confira!

Saiba quanto custa reconhecer firma no cartório

A princípio, o serviço de reconhecimento de firma nos cartórios, possui preços tabelados de acordo com o estado em que será feito o reconhecimento. Isso por que, a lei estabelece que o preço dos emolumentos, sejam determinados de acordo com projeto dos tribunais de justiça de cada estado, fazendo com que o preço seja diferente entre um estado e outro. Sendo assim, veja abaixo, alguns detalhes para entender o preço.

Quanto custa reconhecer firma no cartório
Quanto custa reconhecer firma no cartório? Entenda como funciona. Foto: Canva Pro

Leia também: Quanto custa um tênis bom para caminhada? Veja alguns exemplos dos melhores tênis do mercado

Por que são os Estados que definem os preços?

Conforme a constituição federal, e a lei nº 10.169/2000, a competência para a fixação dos emolumentos de cartórios, é dos estados, de acordo com o projeto de lei encaminhado à assembleia legislativa pelos tribunais de justiça. Assim, a fixação de preços, compete a cada estado, independente dos preços praticados em outros.

Além disso, os preços devem-se observar, à adequada remuneração dos cartórios e serviços extrajudiciais. Bem como, deve ser considerado a natureza pública do serviço e seu caráter social.

Como saber o valor para o reconhecimento de firma?

Cada estado possui uma lei específica de preços dos serviços de cartórios extrajudiciais. Nesse caso, na tabela existente, consta o preço do reconhecimento de firmas. Por isso, use a tabela de preços de serviços extrajudiciais de seu estado, e confira o valor cobrado.

No entanto, existem estados em que o valor é menor do que em outros. Isso por que, a lei regulamenta que os preços definidos, são de competência estadual, sendo votada por cada um.

É obrigatório o reconhecimento de firma?

Por fim, nem sempre é necessário o reconhecimento de firmas em documentos, dependendo do tipo de processo em que for utilizá-lo. Como por exemplo, o governo do estado de São Paulo, possui uma lei que dispensa o reconhecimento de firma nos documentos necessários para a apresentação perante os órgãos do Estado, o que facilita os trâmites e reduz a burocracia.

Contudo, se não há essa lei em seu estado, o reconhecimento é definido por portarias dos próprios órgãos, e suas exigências. Por isso, você deve ficar atento a cada qual, para entender se é necessário que se reconheça firma ou não.

Leia também: Quanto custa um gol 1.0, zero quilômetro e quais suas vantagens e benefícios?

CONTA DE LUZ mais cara: : veja aqui QUANTO VAI PAGAR a mais e as chances para SAIR DESSA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.