5 erros comuns que todo empreendedor iniciante comete no negócio

Publicidade

...

5 erros comuns que todo empreendedor iniciante comete no negócio/ Imagem reproduzida do Facebook

O empreendedorismo está no sangue do brasileiro e isso todos nós sabemos. Com tantas crises que estamos acostumados, já somos treinados para enfrentar o que der e vier e sempre damos um jeito de gerar renda para sobreviver. Entretanto, muitos brasileiros, no início do negócio, cometem alguns deslizes que atrapalham o desenvolvimento do empreendimento e, muitas vezes, acabam até falindo. Por isso, hoje, 15 de novembro, trouxemos 5 erros que todo empreendedor iniciante comete no negócio.

Neste conteúdo, você irá entender os motivos dessas atitudes serem tão ruins para o seu empreendimento e poderá até se surpreender com algumas delas. Abaixo, seguem os 5 erros que o blogue Humor do Mercado preparou para você.

Leia: Vida financeira: estratégias para começar o ano de 2022 no azul

Patrimônio empresarial X Patrimônio particular

Infelizmente, essa prática ainda é comum e não está em primeiro lugar à toa. A área contábil pode nos ajudar a entender melhor, através do Princípio da Entidade. Ele diz basicamente que o patrimônio empresarial deve ser separado do patrimônio particular (sócios, proprietários), ou seja, o patrimônio pertence somente à entidade. Muitas vezes isso é feito, no intuito de ajudar a empresa, mas na verdade só atrapalha.

Logo, mesmo que no início o negócio seja informal e você não tenha a necessidade de um contador, é fundamental evitar a prática. Ela pode trazer resultados financeiros falsos a respeito do desempenho e fazer você acreditar que o negócio está indo muito bem, quando na verdade o que acontece é o contrário. A mistura dos bens impede que você tenha uma visão clara da situação, por isso, evite tal conduta.

Preço de venda incorreto

O cálculo do preço do produto ou serviço ofertado é, diversas vezes, feito de maneira equívoca. Existem muitos custos por trás daquilo que você vende que devem ser considerados, e não precisa ser um expert para chegar a esse valor. Falando em produto, a embalagem, o tempo, energia, água, matéria-prima, impostos e mão de obra, são alguns dos principais gastos que você não pode deixar de incluir nessa conta.

No entanto, o que a maioria esquece mesmo é do valor percebido. É a maneira como o seu produto é visto pelo mercado, qual o valor que você entrega e porque os clientes compram com você. É pela qualidade do atendimento? Entrega? Personalização? Peças exclusivas? Custo-benefício? Em contramão a isso, muitos empreendedores “calculam” o preço de venda focando nos seus concorrentes, o que é um erro gigantesco. Ele pode até servir de parâmetro, mas NUNCA como base de cálculo. Cada um sabe dos seus custos e do seu valor!

Confira: Empréstimo on-line: aprenda como identificar golpes e se proteger

Retorno rápido

Acreditar que o investimento no negócio trará retorno rápido é uma ilusão. Esse pensamento só atrapalha a sua expectativa quanto ao crescimento e impede que você veja a realidade. Há diversos casos em que o empreendedor

iniciante desiste pois não estava tendo retorno conforme ELE esperava, ou seja, ele superestimou o seu desenvolvimento.

Nunca baseie suas estratégias com foco no tempo desejado por você, e sim, porque quer ver resultados e, com paciência, eles chegarão sim. Aliado a isso, basta ter pé no chão e muito trabalho que seu momento chegará.

Área desconhecida

Empreender em uma área totalmente desconhecida pode ser um tiro no pé. É fundamental conhecer o que você oferta ao mercado, para passar segurança, confiança, credibilidade e ainda traçar estratégias que realmente funcionem.

Desse modo, o conhecimento é a base de tudo e sem ele não é possível chegar muito longe. Portanto, tenha propriedade para falar do seu negócio e busque todas as informações possíveis, pois quanto mais estudo, melhor.

Veja: 25 de março: aproveite esta rua comercial para suas compras de natal

Ausência de planejamento

Tudo em um empreendimento necessita de planejamento, pois ele é a idealização e antecipação dos planos traçados, uma vez que através dele as chances são maiores de atingir aquilo que deseja. Quem não planeja, não tem a ciência do que pode ou não acontecer e, consequentemente, não saberá a decisão a ser tomada. Basicamente, ele nos prepara e orienta para o que para o que vem pela frente, aumentando, e muito, as chances de sucesso.

Agora que você já sabe desses cinco erros que os empreendedores iniciantes cometem, vai ser impossível não alcançar o sucesso. Portanto, não desista e continue sua jornada no empreendedorismo que eu tenho certeza que ela será brilhante. Boa sorte!

Confira ainda: Saiba tudo sobre o Coworking: um local perfeito para os pequenos negócios

 

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Redação Humor do Mercado: Equipe da Redação do blogue Humor do Mercado.