Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando a...

Vendas de veículos novos despencam no primeiro trimestre de 2022. Confira

Publicidade

...

Vendas de veículos novos despencam no primeiro trimestre de 2022. Confira - Pixabay

São José do Rio Preto, terça-feira, 5 de abril, por Sérgio Carrieri – As vendas de veículos novos despencaram no primeiro trimestre de 2022. Segundo os dados da Fenabrave divulgados hoje, mostram que o setor encolheu 22,5%. A comparação é feita com o mesmo período do ano passado.

O Humor do Mercado vai mostrar quais os motivos que contribuíram para essa queda nas vendas do setor automotivo. Apesar disso, o mês de fevereiro apresentou um aumento de 10,9% o que demonstra pequenos sinais de recuperação. Ou seja, vários fatores ainda prejudicam a retomada mais vigorosa do setor em 2022.

Vendas de veículos novos despencam no primeiro trimestre de 2022. Confira – Pixabay –

Leia também: Quando custa para fazer uma copa do mundo? Veja sobre os gastos absurdos do futebol

As vendas foram prejudicadas por vários motivos em 2022

Em primeiro lugar, a indústria automotiva foi seriamente afetada pela falta de componentes, principalmente dos semicondutores. Além disso, tivemos novos picos da pandemia gerados pela variante Ômicron. E por último, mas não menos importante, o agravamento do conflito no leste europeu.

Dessa forma, tivemos o surgimento de uma tempestade perfeita econômica, com potencial alto de destruição. Como resultado imediato dessa mistura explosiva, alta nos preços do barril do petróleo e inflação mundial. O que fez com que muitos consumidores adiassem o investimento num carro novo, ou até mesmo a desistência do negócio.

Confira: Rússia x Ucrânia: quais os gastos militares no leste europeu? Confira aqui

Setor de veículos acredita em recuperação ainda esse ano

Um dos maiores desafios para o segmento no ano passado foi sem dúvidas a falta de peças, conforme descrito no artigo de hoje (5 de abril de 2022) do Portal Jovem Pan. Porém, os empresários do setor ainda acreditam numa recuperação para o fim do ano. Contudo, com números bem mais modestos dos que os projetados antes da guerra na Europa.

Dessa forma, acreditam que seja possível uma pequena alta de 4,6% na venda de automóveis, caminhões e ônibus no final do ano. Da mesma forma, projetam alta de 5,2% nas vendas de motos e implementos rodoviários. Ao mesmo tempo, sabem que o cenário também é muito incerto diante das possíveis consequências do conflito.

Ainda mais com a nossa economia tentando se recuperar dos efeitos da pandemia e do isolamento social. Quer saber um pouco mais sobre o mercado automotivo nacional? Então veja o vídeo abaixo do canal ‘Joven Pan News’.

Não deixe de conferir: Automóveis continuarão mais caros em 2022, segundo analistas. Confira

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Sérgio Subirá Carrieri: Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Formado e Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!