Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando a...

Seu credor sumiu e não consegue localizá-lo? Veja o que fazer nesse caso

Publicidade

...

Seu credor sumiu e não consegue localizá-lo. Veja o que fazer nesse caso - Freepik -

Tem uma conta para pagar e não consegue localizar o credor? Pode até parecer incomum, mas se está passando por essa situação e não sabe como proceder, nesta sexta-quinta-feira, 10 de março, vamos esclarecer essa e outras dúvidas.

O Humor do Mercado destaca que antes de tudo, não espere o credor aparecer. O credor até pode ter seu paradeiro desconhecido, a dívida pelo contrário, estará á vista de todos. Principalmente se o nome do devedor já estiver inscrito no Serasa, por exemplo.

Seu credor sumiu e não consegue localizá-lo. Veja o que fazer nesse caso – Freepik –

Veja também: Tendência de mercado: a importância de explorar o que acontece de novo

Cheque devolvido pelo credor

O primeiro passo é solicitar ao banco a microfilmagem do cheque para descobrir em qual conta e banco foi depositado. Sabendo o banco do credor, vá até o local para obter informações de como contatar o dono da conta. Encontrado o credor, o próximo passo é resgatar o cheque negociando o valor de pagamento.

Arcar com juros e multas será obrigatório para o devedor, exceto se o credor ficar satisfeito já com o simples recebimento de uma dívida que poderia dar como perdida.

Agora, se o credor não estiver mais de posse do cheque, ele terá que redigir uma declaração de quitação com todos os dados da negociação e devidamente assinada.

Confira: Pagamento do DARF: aprenda agora tudo sobre esse tipo de documento

Ação de consignação de pagamento

Existe também outra situação em que a dívida não foi feita por emissão de cheque. Dessa forma, através da ajuda de um advogado, um juiz deve ser informado sobre a dificuldade em encontrar o credor e por esse motivo, a quitação da dívida não pode ser realizada.

O devedor poderá solicitar neste momento, o pagamento da dívida através de um depósito judicial, encerrando assim a incidência de juros e multas. Além disso, poderá requerer também a retirada do seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Aqui vale uma ressalva importante neste processo, se a dívida for inferior a vinte salários mínimos, o próprio devedor poderá entrar com uma ação num Juizado Especial. Agora, se o valor for superior será necessário o apoio de um advogado.

O juiz julgará extinta qualquer pendência ou obrigação sobre o devedor se entender que está correta a sua alegação. Principalmente se o valor pago pelo devedor é de fato correspondente ao valor da dívida. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto, então veja o vídeo abaixo do canal da Alice Aquino.

Não deixe de ver: Aprenda como abrir o próprio negócio investindo pouco dinheiro

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Sérgio Subirá Carrieri: Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Formado e Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!