Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Desde sempre considerada a "CDF" da família. Me formei em enfermagem com 22 anos e me especializei em Unidade de Terapi...

Renegociação dos inadimplentes FIES: o que esperar dessa oportunidade?

Publicidade

...

Renegociação dos inadimplentes FIES: o que esperar dessa oportunidade?. Reprodução do Canva.

Para muitos brasileiros o sonho do ensino superior seria impossível se não fossem os programas do governo e acesso facilitado as universidades públicas. Um dos programas mais utilizados e abrangentes é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Em suma, o FIES é considerado um dos programas mais inclusivos e flexíveis. Além de ter acesso através do ENEM, o programa fornece linhas de crédito estudantil para alunos, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Logo, com essa oportunidade, vários jovens conquistam o sonho do ensino superior, mas então, os boletos começam a chegar.

Depois que o grande sonho foi conquistado, as contas começam a chegar. Juros semestrais se acumulando e a queda da economia piorando toda a situação. Aparentemente, o pesadelo não teria um final feliz. Entretanto, temos uma luz no fim do túnel. O ministério da educação e a Caixa vão realizar uma renegociação com ótimos descontos e redução de taxas. Com propostas imperdíveis, você vai encontrar uma oferta que cabe no seu bolso. É claro que o Humor do Mercado trouxe todas as novidades para você.

Veja também: Investindo seu dinheiro: cinco dicas importantes e indispensáveis

Como funcionará a renegociação FIES?

A renegociação vai começar no dia 7 de março de 2022 e contemplará estudantes de contratos firmados até 2017. Devido ao grande número de devedores, o programa está ameaçado. Então o governo pretende ser muito generoso, oferecendo até 92% de descontos. Isso poderá salvar o programa e seu bolso também, te deixando mais tranquilo para usufruir dos seus estudos.

Apesar das renegociações ainda não terem começado, você já pode acessar o site do FIES na caixa. Lá você poderá verificar se você faz parte dos inadimplentes selecionados. Caso você tenha direito, no dia 7, acesse o site da Caixa. Então, você vai conseguir simular da melhor forma possível para que você consiga quitar sua dívida. Além dos descontos, as renegociações terão acesso facilitado, tanto pelo site da caixa, quanto pelo app do Banco do Brasil.

Confira: 14º Salário: Veja Quem Tem Direito Data E Regras Para A Liberação Do Benefício.

Até quanto de desconto posso esperar?

A princípio, os descontos serão de acordo com o tempo da dívida. Para inadimplentes de 90 a 360 dias de atraso, o desconto está previsto para 12% no saldo devedor. Além de isenção de juros e multas. O valor poderá ser parcelado em até 150 vezes. Também serão disponibilizadas condições especiais para alunos que desejam quitar o montante total. Ou seja, se você tem um dinheirinho sobrando, essa pode ser momento certo para retirar seu nome da lista de restrição.

Continuando, se o estudante estiver a mais de 360 dias com atraso, o desconto pode chegas a 86,5% e caso seja inscrito no CadÚnico ou receba Auxílio Emergencial o desconto chega a até 92%. Por fim, a dívida poderá ser dividida em 10 vezes. Vale ressaltar que o valor das parcelas não pode ser inferior a R$ 200,00. Considere isso nas suas finanças, talvez seja necessário realizar cortes no orçamento. Mas, com organização, você vai achar a solução certa.

Para você: Perdeu O Abono Salarial Dos Anos Anteriores? Saiba O Que Fazer.

Somado a todas essas oportunidades, ainda teremos múltiplos meios para negociações. Os meios vão incluir desde agentes financeiros a negociação por telefone. Tanto no site da caixa quanto no canal mobile do Banco do Brasil será possível realizar as regularizações completamente digitais. Na Caixa, basta entrar no site do FIES. No aplicativo do BB, basta entrar na sua conta e selecionar a opção Soluções de Dívidas e escolher Renegociação FIES. Simples, rápido e fácil. Então não perca a oportunidade de dar mais esse passo.

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Karla Vidal de Sousa: Desde sempre considerada a "CDF" da família. Me formei em enfermagem com 22 anos e me especializei em Unidade de Terapia Intensiva no mesmo ano. Durante os 5 anos de faculdade me apaixonei pela docência e pela redação. Fui editora do jornal on-line do DAENF; onde, além de outros projetos, desenvolvi habilidades fundamentais para o custeio da faculdade. Com a chegada da pandemia, retornei à minha cidade natal; uma charmosa cidade aos pés da serra de Teresópolis, Guapimirim; onde atuei na linha de frente do hospital local. Atualmente, me dedico à docência na área técnica e à redação, além, obviamente, à minha intensa paixão pelos quadrinhos e filmes da Marvel, afinal, uma verdadeira "nerd" não pode ficar longe dos cinemas por muito tempo.