Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Paulista de nascimento e baiana de coração. Estudante de Administração de Empresas pela Unirios. Escrever é um hobb...

Redução do IPI: governo publica decreto que reduz o imposto em até 25%

Publicidade

...

Redução do IPI - Reprodução Pixabay

O Governo Federal publicou o decreto que visa a redução do IPI de diversos produtos em até 25%. O decreto foi veiculado por edição extra do Diário Oficial da União do último dia 25. Hoje, domingo dia 27 de fevereiro vamos falar sobre mais esse assunto. 

A ação visa estimular o mercado interno brasileiro, incentivando as compras. Neste sábado, 26 de fevereiro, o Humor do Mercado explica tudo sobre esta nova ação do Governo Federal e seus objetivos.

Você também pode gostar: Fundos de previdência: aprenda a escolher a melhor opção para seu perfil

Redução do IPI

O IPI é a sigla para Imposto sobre Produtos Industrializados. Sendo assim, ele incide sobre todos os produtos das indústrias brasileiras, além de produtos importados. Sendo um imposto federal, apenas o Governo Federal pode fazer modificações em sua estrutura.

Este imposto é recolhido pelas empresas e pode variar entre 30% a 300% do valor do produto. No entanto, o valor referente ao seu pagamento é repassado para os consumidores. Isso acontece através do embutimento no preço do produto final.

Dessa forma, a redução do IPI pode significar uma

baixa no preço de diversos produtos do mercado brasileiro. Entre os produtos incluídos no novo decreto incluem-se veículos e eletrodomésticos em geral.

Quais produtos terão o IPI reduzido?

Segundo o novo Decreto, os produtos a terem o IPI reduzido se classificam em dois grupos. O primeiro diz respeito exclusivamente aos veículos. Eles terão uma redução de 18,5% na tabela de alíquotas.

O segundo grupo diz respeito aos demais produtos da tabela. Então estes terão uma redução de 25% da sua alíquota. Em outras palavras, todos os produtos industrializados terão redução de 25%. Com exceção dos veículos que será de 18,5%.

Veja também: Renda passiva: Conheça hoje as 3 opções mais simples e práticas

Vale ressaltar que o decreto exclui os produtos nocivos à saúde desta lista, como o tabaco e seus derivados. Isso porque o seu objetivo principal é o aquecimento da indústria nacional livre de agressão à saúde da população. As novas regras passaram a valer a partir de 25 de fevereiro.

Menos tributos recolhidos

Para conseguir oferecer o incentivo fiscal, o Governo Federal teve que sacrificar os cofres públicos. Especula-se que o governo deixará de arrecadar quase 20 bilhões de reais apenas em 2022. E este número tende a se tornar ainda maior nos próximos anos. 

Adotar medidas como esta é fundamental para aquecer a economia do Brasil. O país passou por um período de extrema dificuldade por conta da pandemia da Covid-19 nos último 2 anos. Portanto, busca estratégias para novamente movimentar a economia. Por fim, confira a notícia veiculada no canal do YouTube da CNN Brasil sobre o tema:

Leia a seguir: Nova Carteira de Identidade Nacional, saiba detalhes de como solicitar

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Gabriele: Paulista de nascimento e baiana de coração. Estudante de Administração de Empresas pela Unirios. Escrever é um hobby que se tornou meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.