Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequ...

Lei Aldir Blanc de incentivo à arte e cultura tem nova edição. Confira os detalhes

Publicidade

...

Lei-Aldir-Blanc-de-incentivo-a-arte-e-cultura-tem-nova-edicao.-Confira-os-detalhes-foto-canva

Paraipaba, quinta-feira, 24 de março ─ Segue para a aprovação do governo a nova Lei Aldir Blanc de incentivo à arte e cultura. O Senado aprovou nesta quarta (23), o texto que autoriza a transferência de R$ 3 bilhões por ano aos governos tanto estaduais quanto municipais. O uso da verba deve obrigatoriamente financiar projetos artísticos e culturais.

Leia também que fazer empréstimo com o nome sujo é possível, mas pode não ser um bom negócio

Assim, pela segunda vez o músico Aldir Blanc recebe uma homenagem póstuma. O artista faleceu em 2020 de Covid e neste ano a lei teve a sua primeira edição. Na época o dinheiro serviu para financiar o combate aos efeitos da pandemia no meio artístico e cultural. Acompanhe aqui no Humor do Mercado

essa importante notícia para a cultura brasileira.

As novidades da Lei Aldir Blanc de incentivo à arte e cultura

O projeto da lei fixa um prazo de cinco anos de duração da mesma e esclarece os detalhes quanto à distribuição dos recursos. Nesse sentido, 80% do dinheiro deve ter seu uso na criação de cursos e produções culturais para transmissão pela internet, bem como na manutenção dos espaços que já trabalham de forma direta no apoio das atividades culturais.

O restante da verba (20%) vai incentivar a produção de eventos culturais nas periferias, áreas rurais e populações específicas como os quilombolas, por exemplo.  A união deve repassar a verba de uma só vez para os estados e municípios.

Mesmo que sejam os administradores dos recursos os estados e municípios devem seguir as determinações. Uma delas é que a verba não pode ter uso no pagamento de despesas com pessoal

. Além disso, no máximo 5% do dinheiro poderá ser transferido para empresas terceirizadas.

A origem dos recursos

A nova Lei Aldir Blanc de Incentivo à Arte e Cultura não tem mais a obrigação de uso apenas em eventos relacionados com a Covid. A origem dos recursos para sustentação dos projetos também foi definida e terá pelo menos cinco fontes diferentes. Aliás, está prevista a criação de uma nova Loteria Federal da Cultura para financiar a execução da lei.

Por fim, com a edição da nova Lei Aldir Blanc de incentivo à arte e cultura o setor terá um novo fôlego para recuperar o tempo ocioso que a pandemia provocou. Se o leitor tem interesse em notícias dessa natureza, o G1 tem uma matéria sobre a nova lei. Além disso, ao assistir o vídeo abaixo do canal Oquedeque é possível completar o conhecimento a respeito do tema.

Leia também: Imposto de Renda pessoa física 2022: saiba quem tem obrigação de declarar

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Nonato Vieira: Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequena propriedade em Paraipaba, litoral oeste do Ceará. Apaixonado por leitura desde a infância, de tanto ler comecei a escrever cedo e não pretendo parar enquanto neste mundo estiver. Por ter nascido em família de poucos recursos tive poucas oportunidades de estudo, uma vez que tinha mesmo era que trabalhar. Desempenhei diversas funções administrativas em várias empresas no Ceara, Piauí e Tocantins por mais de 40 anos. Ciente de que o conhecimento abre portas me tornei um autodidata, pois assim poderia me dedicar com exclusividade aos assuntos de meu interesse, e na hora que fosse possível. Estudo matemática, geometria, cosmogênese, filosofia, história, ufologia, religiões e língua portuguesa. Além disso, escrevo literatura de cordel, poesia e textos diversos, mas também jogo xadrez e assisto filmes, quando encontro um de qualidade.