Fazer empréstimo com o nome sujo é possível, mas pode não ser um bom negócio

Procure também soluções alternativas para sair do aperto

Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Quando a situação financeira fica apertada o instinto de sobrevivência procura a solução, mesmo que seja fazer um empréstimo com o nome sujo. Neste sábado, 12 de março, o leitor entenderá se compensa financeiramente seguir esse caminho para sair de um momento difícil.

Continua depois da publicidade

A informação na mídia que o Humor do Mercado apurou é que o Brasil tem cerca de 63 milhões de pessoas negativadas. Esse número reflete tanto a situação individual quanto a coletiva, que piorou durante a pandemia.

Saiba que quem está com o nome sujo pode não conseguir emprego; confira os possíveis impactos da inadimplência

Nesse sentido, muitas pessoas escolhem a opção de conseguir um empréstimo, mesmo que a situação de crédito esteja negativa. Essa escolha tem motivação na propaganda que as empresas atuantes nessa área promovem a toda hora, mas nem sempre é a melhor solução.

Empréstimo com o nome sujo: a última opção

Em primeiro lugar, conseguir um empréstimo com o nome sujo significa pagar juros mais altos. Isso acontece devido ao fator de risco, um dos critérios para fixar a taxa de juros de um empréstimo. Assim, quem empresta o dinheiro considera que aquele que pegou o empréstimo pode não conseguir pagar a dívida, já que não pagou as anteriores.

A consideração é acertada, mas a atitude está errada. O ideal seria aplicar uma taxa menor que facilitasse o pagamento, ou simplesmente negar a operação de crédito. O objetivo escondido é de manter o indivíduo sempre em dívida com a instituição. Afinal, a mercadoria vendida é o dinheiro e o lucro é o juro.

Continua depois da publicidade
Para você

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos…

Continua depois da publicidade

Solução alternativa

Portanto, é preciso avaliar bem se existem outras possibilidades, além de fazer uma dívida nova e maior para pagar a antiga. A melhor alternativa é mudar os hábitos de consumo, reduzindo as despesas e fazendo uma economia para quitar os débitos. Contudo, essa opção mexe com o padrão de vida, por isso, não é bem vista.

Vender um bem também pode ser uma solução mais interessante, ainda que haja uma perda de dinheiro no negócio. Aliás, oferecer um bem como garantia pode reduzir muito a taxa de juro. O importante é fazer as próprias contas e decidir, ao invés de deixar essa tarefa para o banco.

Aprovado o Benefício Composição Gestante, conheça o complemento do Auxílio Brasil

Desse modo, não acredite jamais que uma instituição financeira irá abrir mão de seu lucro para lhe beneficiar, não é assim que o sistema funciona. É preciso ter em mente que o empréstimo com o nome sujo não visa facilitar a sua vida, mas aumentar o lucro da empresa na operação.

Por fim, é necessário compreender que um empréstimo atrás de outro nunca trará tranquilidade e boas noites de sono. Caso ainda precise de mais informações sobre o tema, esse vídeo do canal parceiro O Primo Rico pode ajudar.

Confira aqui informações sobre o Imposto de Renda pessoa física 2022: saiba quem tem obrigação de declarar

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies