Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Paulista de nascimento e baiana de coração. Estudante de Administração de Empresas pela Unirios. Escrever é um hobb...

Saque FGTS calamidade: confira quem tem direito e como sacar

Publicidade

...

Saque FGTS calamidade confira quem tem direito e como sacar - Reprodução Pixabay

O saque FGTS calamidade é uma ação emergencial tomada pelo Governo Federal. Isso porque o seu objetivo é ajudar as famílias que vivem em locais onde ocorreram desastre natural. Nesta quinta-feira, 3 de março, conheça quem tem direito a este benefício, bem como quem pode realizar o saque.

Na modalidade do saque FGTS calamidade, o trabalhador tem o direito de sacar o valor do FGTS depositado em sua conta. Hoje, o Humor do Mercado te explica tudo sobre essa nova modalidade e como fazer parte dela.

Veja também: Quais são as perspectivas da regulação de criptoativos no Brasil?

Quem pode fazer o saque FGTS calamidade?

Existem alguns requisitos para participar deste programa emergencial do Governo Federal. Sendo assim, o primeiro deles é que a cidade em que o cidadão mora tenha declarado situação de calamidade pública. Para isso, o Município, Estado ou Distrito Federal deve fazer um decreto declarando a emergência. 

Dessa forma, o cidadão terá o direito de solicitar o saque do seu FGTS. No entanto, o decreto deve ser realizado em, no máximo, 30 dias após a ocorrência do desastre natural. O portal do FGTS do Governo Federal determina quais situações podem ser consideradas desastre natural:

Para fins de saque, considera-se desastre natural:​

  • Enchentes ou inundações graduais;
  • Enxurradas ou inundações bruscas;​
  • Alagamentos; ​
  • Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;​
  • Precipitações de granizos;
  • Vendavais ou tempestades;​
  • Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;​
  • Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;​
  • Tornados e trombas d’água;​
  • Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.

Todo trabalhador em uma dessas situações pode fazer a solicitação do saque FGTS calamidade. No entanto, o valor a ser sacado tem o limite de R$6.220,00.

Como fazer o saque FGTS calamidade?

Fazer a solicitação e o saque o FGTS calamidade é muito fácil. Para isso, o trabalhador pode solicitar através do aplicativo FGTS ou também pode ir a uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Através do aplicativo, basta seguir as opçõesMeus Saques” e, logo em seguida, ​“Outras Situações de Saques”. Depois, basta selecionar a opção​ “Calamidade Pública”. Por fim, deve-se escolher o município de residência

Você também pode gostar: Ethereum: criador do criptoativo declara aversão à ações de Putin

No entanto, a Caixa exigirá um tempo de espera para aprovação. Isso porque os documentos enviados precisam ser analisados. Depois disso, o dinheiro estará disponível na conta informada.

Além disso, o cidadão também poderá fazer a solicitação nas agências Caixa. Para isso, basta se dirigir a umas das agências com os documentos pessoais em mãos.

Saque FGTS calamidade é liberado em cidades brasileiras

De antemão, o governo já liberou o saque para várias cidades acometidas pelas fortes chuvas no Brasil. No último dia 23, as cidades de Pompéu em Minas Gerais e Santa Inês na Bahia passaram a fazer parte desse grupo.

Sendo assim, a população que mora em Pompéu pode fazer a solicitação do saque FGTS calamidade até o dia 14 de abril. Em contrapartida, os moradores de Santa Inês podem solicitar até o dia 28 de março.

Definitivamente, o saque FGTS calamidade ajuda milhares de trabalhadores em estado de emergência. No Brasil, 54 cidades da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram beneficiadas. Confira a notícia veiculada no Canal do YouTube da ‘Jovem Pan News’:

Veja a seguir: Saia das dívidas e seja um milionário: tenha um planejamento financeiro

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Gabriele: Paulista de nascimento e baiana de coração. Estudante de Administração de Empresas pela Unirios. Escrever é um hobby que se tornou meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.