Revisado por: (Andreia Eliza)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Open Banking: descomplicando as informações que podem mudar sua vida

Publicidade

...

Open Banking: descomplicando as informações que podem mudar sua vida

Conhecer as informações sobre o Open Banking é o primeiro passo para ficar por dentro das novas regulamentações criadas. Nesta segunda-feira, 07 de fevereiro você descobrirá de forma descomplicada, o que de fato esse termo significa.

Ainda existem muitas pessoas que não entendem com clareza o que é Open Banking e como funciona. O Humor do Mercado vai te explicar em detalhes, como isso afeta o seu dia a dia, assim como os relacionamentos com as instituições financeiras.

Confira: Bitcoin é para você? Confira 5 dicas antes de investir nesse mercado de criptos

Devo compartilhar meus dados com Open Banking?

Existem muitas vantagens em compartilhar seus dados através do Open Banking. Além de facilitar os empréstimos em bancos com taxas menores, também oferece um limite maior para o cartão de crédito. Esse sistema foi criado para ajudar a movimentar o dinheiro de forma melhorada entre bancos distintos. O principal objetivo é garantir e dar autonomia para que os usuários possam ter mais independência.

Pré e pós Open Banking

Como essa mudança gera muitos benefícios para a relação entre banco e cliente,

é preciso entender o que acontece antes e após adotar o Open Banking. Quem aceita o novo sistema, tem mais facilidades, além disso, contam com um serviço todo personalizado.

De forma prática, para começar a usar o serviço e conseguir fazer movimentações entre aplicativos sem qualquer tipo de cobrança, só é possível nos pós. As possibilidades são muitas, incluindo poder pagar compras direto no débito, usando a própria conta bancária.

Da mesma forma, leia: Entenda sobre a alta da inflação no Brasil.

É seguro usar o Open Banking?

A implementação do sistema indica que os dados do usuário serão públicos? Não. Mas é preciso entender que os próprios usuários, donos dos dados, terão sua própria autonomia para fazer o que quiser com as informações.

Tudo é efetuado claramente e com simplicidade. Para garantir a segurança do Open Banking, todos os processos são feitos por mecanismos e padrões rígidos de transação de informações. Contudo, vale ressaltar que esse sistema existe no Brasil sobre a Lei de Proteção de Dados.

Além disso, ser uma maneira de proteger ainda mais a liberdade sobre os dados dos clientes e a privacidade, também é peça fundamental para um bom funcionamento nas empresas. Em conclusão, além de ter que coletar, armazenar e processar todas as informações, são os clientes que fazem isso com Open Banking quando decidem se vão passar seus dados ou não para as instituições. De uma forma simplificada, é assim que funciona.

Não deixe de ler: Problemas com score? Agora Serasa avisa mudanças na pontuação

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.