Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)

Formação em Big Data pela Uniasselvi, amante de tecnologia e profissional de banco de dados. Nos tempos livres, atuo c...

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos negros de 1994

Publicidade

...

Inflação de março sobe 1,62% e é uma das maiores desde os períodos negros de 1994 - Fonte: Pixabay

Guabiruba, quinta-feira, 14 de abril, por Tiago Kohler Fagundes– Dados que foram liberados pelo IBGE nesta sexta-feira mostram que a Inflação de março teve uma alta de ao menos 1,62%. Esse valor seria literalmente maior que o do ano de 1994, quando o Brasil estava enfrentando altos picos de inflação, o IPCA, em que os preços do mercado praticamente dobraram a cada mês. No ano de 1994, ficou conhecido para economistas como a época negra. 

Portanto, neste artigo, o Humor do Mercado abordará um pouco mais sobre os dados da inflação de março que foram liberados ainda nesta manhã e sobre as expectativas para a economia no ano de 2022. Os índices de IPCA estão cada vez maiores e isso impacta diretamente na cesta básica. 

Você também pode gostar: A alta dos combustíveis pode elevar ainda mais o valor da conta de luz

Tudo sobre a Inflação de março

De acordo com uma matéria publicada pelo Infomoney no dia 8 de abril, é estimado que o acumulado de inflação para o mês de março esteja por volta de 11,3%. O que é maior que o que foi terminado no ano de 2021, que contava com seu acumulado por volta de 10,6%, o que já estava acima do ano de 2015 referente a todo ano, quando o Brasil ainda era administrado pelo Partido dos Trabalhadores. 

Por fim, o governo em parceria com o Banco Central e Ministério da Economia estaria realizando um aumento da taxa Selic para ao menos dois dígitos. Como forma de contornar a desvalorização do real perante a inflação. Mas isso parece que não está sendo o suficiente. 

Em suma, as maiores altas do mês passado foram puxadas pelo gás veicular (5,29%), do etanol (3,02%) e do óleo diesel (13,65%). Tudo isso por causa do aumento que foi anunciado pela Petrobras. Que entraria em vigor no dia 11 de março em que a gasolina teria um reajuste de ao menos 18,4%. Enquanto diesel teria uma alta de 24,95%. 

Leia também: Economizar na conta de luz; simples hábitos podem diminuir sua fatura

A CNN havia publicado um vídeo que mostrava que o mercado estava planejando uma inflação para o mês de março de ao menos 1,3%. O que acontece é que os dados que foram liberados pela manhã são ainda mais assustadores para o cenário econômico a longo prazo. 

Saiba mais: Empréstimo na conta de luz ou água; saiba como é fácil conseguir

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Tiago Kohler Fagundes: Formação em Big Data pela Uniasselvi, amante de tecnologia e profissional de banco de dados. Nos tempos livres, atuo como redator. #MEUJARDIM