Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geogr�...

Imposto de Renda: como saber se é preciso declarar carro ou moto

Publicidade

...

Imposto de Renda como saber se é preciso declarar carro ou moto (Canva)

São Paulo, segunda-feira, 21 de março, por Cristiane Luzio Rodrigues – Caso se enquadre nos requisitos de obrigação de entrega da declaração de imposto de renda, também deverá declarar se possui carro ou moto no IR. No campo “Bens e Diretos” da sua declaração deverá indicar se possui qualquer categoria de veículo motorizado.

Desse modo, independente do valor do seu veículo, ele deve ser declarado como seu bem. Ainda que já possuía seu carro, por exemplo, deve informar que ainda tem a posse dele. O Humor do Mercado irá lhe manter informado dos detalhes da sua declaração de imposto de renda 2022.

Leia também: Prejuízos na Bolsa de Valores também devem estar na Declaração de Imposto de Renda

Declarar se possui carro ou moto no IR

Mesmo que seu veículo seja velho, com preço baixo, ele deve constar do seu imposto de renda. Para facilitar, caso o seu veículo já conste da declaração do período anterior, as informações serão transferidas automaticamente para a declaração deste ano.

Portanto, caso a situação se mantenha, poderá reaproveitar na declaração do IR de agora. Ou seja, por exemplo, se continua com o mesmo carro, sem financiamento ou venda, não está financiado ou não o vendeu no ano anterior, vá à opção “Discriminação” e repetir o valor informado no campo “Situação em 31/12/2021”. Desse modo, não é necessário alterar o valor do veículo.

Confira também: Imposto de renda: investimentos isentos de tributação; confira

Seu carro é novo?

A novidade da declaração deste ano, no site da Receita Federal, em “Bens e Direitos, os grupos são divididos. Assim, dentre as opções há veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc”. Em seguida, deverá preencher os dados detalhados do seu veículo, conforme publicação desta semana no site Uol

.

O carro financiado também deve estar na declaração de IR?

Mesmo que financiado, o seu carro, por exemplo, também deve estar em sua declaração de IR. Porém, no campo “discriminação”, deverá dar os detalhes do financiamento. Desse modo, deve informar os dados detalhadamente, como instituição financeira, valor financiado, quantidade de prestações e número do contrato de financiamento.

Contudo, se atendo aos detalhes, não terá problemas com seu CPF. Como, por exemplo, entrar na malha fina da Receita Federal. Portanto, sempre informe todas as suas posses e rendas na sua declaração e IR e fique em dia com o “leão”. Para ilustrar, assista este vídeo: “[Passo a Passo] Como DECLARAR o IMPOSTO DE RENDA 2022 na PRÁTICA! (IRPF 2022)”, do ‘Canal Economirna’, do YouTube.

Leia mais: Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2022? Saiba se você deve declarar este ano

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota! 
VER 

Cristiane Luzio Rodrigues: Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geográfica. Mineira residindo na Capital de São Paulo. Pronta sempre para novos desafios. Graduada em Direito pela FAAT — Faculdades Atibaia e Pós Graduação em Direito Constitucional e Administrativo pela EPD — Escola Paulista de Direto.