Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geogr�...

Educação financeira infantil: seus filhos têm que aprender desde cedo

Publicidade

...

Educação financeira infantil seus filhos têm que aprender desde cedo - reprodução pixabay

Desde cedo, na maioria das famílias, não é ensinado o valor do dinheiro. Ou seja, não é dada a devida educação financeira infantil. Nesta quarta-feira, 9 de março, saiba por onde começar com seus filhos.

Quando você, como adulto, vai  gerenciar suas finanças, às vezes fica confuso. Agora, imagine seu filho entrar na vida adulta sem nenhum conhecimento sobre economia. Mas, não se preocupe, o Humor do Mercado vai lhe ajudar.

Confira também: Ter cofrinho realmente vale a pena? Veja o que dizem economistas

Educação financeira infantil: seus filhos têm que aprender desde cedo – freepik

Do mesmo modo que transmite aos seus filhos valores de amor, harmonia e honestidade, você também deve ensinar educação financeira infantil. Mostre aos seus pequenos os princípios básicos das finanças.

Você também vai gostar: Educação financeira: veja 3 sites com cursos on-line gratuitos

Desenvolver a maturidade dos filhos com a educação financeira infantil

Nesse sentido, a educação financeira pode ajudar, na maturidade das crianças sobre as necessidades da vida. Ou seja, saber o que é preciso para viver bem e como o dinheiro pode contribuir.

Porém, esse conhecimento deve ser passado de uma forma leve, com linguagens infantis. Nesse sentido, não é necessário ensinar, por exemplo, o que é a Bolsa de Valores. Abaixo dicas de como iniciar este ensino:

  • Ter um cofrinho: estimule a criança a guarda dinheiro lhe dando um cofrinho. Mas estipule um prazo para abri-lo e qual será a meta semanal de dinheiro que irá poupar;
  • Abrir uma poupança: logo após o cofrinho, ensine que, além de gastar, a criança também pode escolher colocar o seu dinheiro no banco. Mostre como visualizar um extrato, por exemplo;
  • Valorizar o trabalho: explique como conseguir o dinheiro, como seus pais conseguem ter todas aquelas coisas. E que, no futuro, a vida dele será assim também;
  • Jogos: nada melhor que ensinar brincando. Por exemplo, utilizar jogos de tabuleiro, como o clássico “Monopoly”;
  • O que é necessário e o que é supérfluo: ensinar a diferença dos dois fará com que as crianças compreendam melhor e não realizem compras por impulso. No dia a dia, mostre aos seus pequenos com exemplos.

Educação Financeira: conheça 7 princípios para obter sucesso financeiro

Por fim, assista este vídeo: “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRA CRIANÇAS: o que VOCÊ pode fazer AGORA?”, do Canal Me Poupe!, do YouTube. Assim sendo, aprenda mais sobre esse assunto. Depois é só colocar em prática.

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota! 
VER 

Cristiane Luzio Rodrigues: Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geográfica. Mineira residindo na Capital de São Paulo. Pronta sempre para novos desafios. Graduada em Direito pela FAAT — Faculdades Atibaia e Pós Graduação em Direito Constitucional e Administrativo pela EPD — Escola Paulista de Direto.