Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Declarando criptoativos e os dados dos dependentes com a nova mudança

Publicidade

...

Declarando criptoativos e os dados dos dependentes com a nova mudança - Reprodução: Pexels

Brusque, quinta-feira, 24 de março – Para quem vai declarar o imposto de renda em 2022, tem como prazo até o dia 29 de abril. Contudo, quem está declarando criptoativos, precisa se atentar há algumas mudanças no sistema.

A Receita Federal vem se esforçando nos últimos anos, para deixar a plataforma mais fácil e mais intuitiva de entender para quem precisa fazer a declaração do Imposto de renda. Por isso, que hoje em dia, já existem muitas novidades que o contribuinte precisa ficar atento e o Humor do Mercado vai mostrar quais são elas.

Confira também: Mudança na lei para aplicação de ICMS em combustíveis; saiba como afetará seu bolso

Novos recursos para declarar o imposto de renda

Um dos novos recursos que foi elaborado pela Receita para facilitar a declaração é a ficha pré-preenchida, que traz muitos dados comuns dos contribuintes, bastando apenas confirmar as informações. Esse preenchimento pode ser feito pelo próprio smartphone ou computador.

Além disso, a restituição do imposto na hora que estiver declarando criptoativos, pode ser feito através de ‘PIX’. Mas é preciso saber exatamente onde inserir as operações com moedas digitais como NFTs e Bitcoin dentro da plataforma.

Facilitação das declarações

A mudança no formato da declaração para quem investe, está muito mais fácil, mas exige atenção dos contribuintes na hora que estiverem declarando criptoativos. A intenção é que essas mudanças facilitem as declarações, para que haja menos malha fina, segundo a matéria do mês de março de 2022, de Juliana Elias do CNN Brasil.

Todo contribuinte a partir deste ano, vai acessar o sistema usando apenas um login. Inclusive a própria conta do site do gov.br. Mas, ao se cadastrar no portal do Gov, o contribuinte pode realizar diversos serviços através da internet, usando uma única plataforma e um único login para isso.

Existem níveis de segurança, divididos em bronze, prata e ouro. Para que o usuário faça suas autenticações on-line, os dados podem ser comprovados juntos de instituições parceiras, como Denatran e bancos.

Saiba mais: Empréstimo Caixa: valores até R$ 1 mil e negativados terão direito; saiba como solicitar

Declarando criptoativos e dependentes

Com toda a facilitação para quem está declarando criptoativos, a reorganização agora está dentro da categoria de Bens e Direitos. Entretanto, agora os códigos estão mais específicos para cada situação, incluindo para quem opera com criptomoedas, NFTs entre outros.

Com relação a declaração dos dependentes, a alimentação dos dados também é feita em um novo campo. Contudo, agora é preciso informar o CPF e a data de nascimento do beneficiado e o declarante também preciso deixar declarado se mora junto ou não. Há possibilidades de incluir mais dados, mas fica a critério do contribuinte. O canal ‘Transformação Digital’ fala muito sobre o mercado, e como deve ser feita a declaração.

Confira o artigo: Raízen (RAIZ4) teve alta de quase 10%; saiba se é o momento de investir

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.