Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)

Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando a...

Como declarar compra e venda de carro no Imposto de Renda? Confira

Publicidade

...

Como declarar compra e venda de carro no Imposto de Renda. Confira - Pixabay -

São José do Rio Preto, quinta-feira, 14 de abril, por Sérgio Carrieri – O Imposto de Renda desse ano está próximo e declarar a compra ou venda de veículos, é uma dúvida comum dos contribuintes. Vale lembrar que a Receita Federal prorrogou o prazo para até 31 de maio de 2022.

Dessa forma, o Humor do Mercado vai trazer algumas dicas importantes na hora de declarar um bem motorizado para a Receita. Em primeiro lugar, veículo motorizado pode ser carro, moto, barco ou avião. Contudo, que esteja em nome do contribuinte até a data de 31 de dezembro de 2021.

Como declarar compra e venda de carro no Imposto de Renda. Confira – Pixabay

Leia também: Criptomoedas: confira as 5 que mais valorizaram no mês de março; clique e veja

Como declarar o veículo no Imposto de Renda?

A primeira dica é sempre declarar o valor do bem igual ao valor da compra, sobretudo para se evitar a temida malha fina. Em seguida, na ficha Bens e Direitos escolha o grupo 02, Bens Móveis e o código 01, referente á automóvel. Logo depois informe o número do Renavam no campo correspondente.

No campo Discriminação informe os detalhes do veículo, como marca, modelo, placa e ano de fabricação. Bem como o valor da venda ou aquisição quando for o caso, e também se foi á vista ou a prazo. Veículos quitados que já apareceram em declarações anteriores, devem ter o mesmo valor declarado.

Confira: Empréstimo on-line é seguro? Confira as empresas que são confiáveis

E como fazer a declaração, com veículo financiado?

Contudo, caso o veículo esteja financiado, declarar apenas o valor pago até então. Por exemplo, incluir o valor da entrada se houver, mais o valor das parcelas pagas no ano de 2021. Ou seja, esse processo deverá ser repetido todo ano até a quitação do veículo, conforme artigo de ontem no Portal Jovem Pan.

Da mesma forma, a venda de um veículo em 2021 também deverá ser informada pelo contribuinte. E para isso, deverá zerar a posição no campo “Situação em 31/12/2021”, informando ainda os dados do comprador. E por último, incluir informações suficientes para a Receita Federal identificar a transação.

Enfim, é muito importante para o contribuinte preencher a declaração de maneira mais detalhada possível. Evitando assim o risco de cair na malha fina ou pagar mais imposto do que deveria. Então, para saber mais sobre o Imposto de Renda 2022, assista ao vídeo abaixo do canal O Globo.

Leia também: Mercado Livre é acusado de praticar concorrência desleal. Entenda

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Sérgio Subirá Carrieri: Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Formado e Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!