Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e re...

Cadastro Único: veja como realizar o agendamento através da internet

Publicidade

...

Cadastro Único: veja como realizar o agendamento através da internet - Reprodução: Pexels

Florianópolis, quinta-feira, 31 de março, por Daiane de Souza – Parte da população que precisa receber algum auxílio ou benefício do governo, precisa estar inscrito no Cadastro Único. Contudo, ainda existem pessoas que possuem dificuldades em se inscrever.

Sendo assim, há uma forma mais simplificada de realizar esse processo para ter acesso e garantias dos programas sociais, como Auxílio Brasil, entre vários outros. Portanto, o primeiro passo é identificar se a família faz parte do público em vulnerabilidade que tem prioridade nas políticas públicas e o Humor do Mercado vai mostrar como isso funciona.

Leia mais: Depois de alta, mercado de criptomoedas tem leve queda nesta semana

Famílias que podem estar no Cadastro Único

Podem realizar o Cadastro Único, famílias que possuam renda de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com até três salários ou acima disso, mas nesse último caso, precisam estar pleiteando algum programa social em específico.

Normalmente, o cadastro é feito através das unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)

, ou pelo Descomplica SP. Contudo, o agendamento pode ser feito através da internet, mas o Cadastro Único é feito frente aos entrevistadores de cada município.
Para maiores informações, o portal do Gov e sua última publicação do dia 11 de março de 2022, explica com o cadastramento funciona.

Realizando o Cadastro Único

Como o cadastro ainda não pode ser feito virtualmente, é possível agilizar o processo sem sair de casa, efetuando o agendamento online. Para isso, basta acessar o site do Cadastro Único, na opção de Cidadania e Assistência Social. Lá, é possível acessar o menu do CadÚnico e então realizar o agendamento da entrevista, que ainda precisa ser feita presencialmente.

Saiba mais: Ibovespa: o que está fazendo a bolsa operar entre perdas e ganhos?

Para se cadastrar para os principais programas sociais, basta ir apenas um membro da família, desde que seja maior de 16 anos de idade, e saiba informar todos os dados sobre o grupo familiar. Durante a entrevista, quem estiver passando as informações, precisa levar o CPF ou o título de eleitor e um comprovante de endereço.

As informações passadas precisam ser verdadeiras, e sem erros para que não tenha problemas com a liberação dos benefícios. Além disso, o responsável por realizar o cadastramento da família, precisa ter os dados de todos os membros, inclusive de crianças e adolescentes que morem dentro da mesma casa. Acompanhe abaixo o vídeo do Rodrigo Nascimento e como ele faz para fazer o agendamento do Cadastro Único, pelo computador.

Leia também: Como negociar sua dívida com o Fies? O prazo se encerra no dia 31 deste mês, clique e confira

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Daiane de Souza: Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.