Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos po...

Atenção, o INSS libera isenção para IPTU; veja se você tem direito

Publicidade

...

Atenção, o INSS libera isenção para IPTU; veja se você tem direito / Créditos de imagem: pexels

Nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, vamos trazer uma boa notícia para aposentados e pensionistas: já é possível fazer o pedido de isenção do IPTU de 2022. Você sabe quais são os requisitos para fazer o seu pedido de isenção? Não? Então fique por aqui, pois esse post vai trazer informações que vão acabar com suas dúvidas. Fique atento às dicas!

Beneficiários e pensionistas do INSS vão precisar atender a alguns requisitos para garantir a isenção do imposto. A princípio, é preciso saber que a isenção ou o desconto pode variar de acordo com a legislação do local, já que, o IPTU é um imposto municipal. Confira os detalhes, aqui no Humor do Mercado. 

Confira: Combustível vai aumentar novamente? Veja o que o congresso está fazendo

Isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU)

Em primeiro lugar, é preciso saber se você está no perfil para fazer o pedido de isenção. Aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer, em virtude desse benefício, visar a garantia dos direitos fundamentais do indivíduo.

No entanto, como foi dito antes, as regras são estabelecidas por leis municipais. Portanto, verifique quais são elas, depois entre em contato com a prefeitura do seu município e tire todas as suas dúvidas. Só para ilustrar, apresentamos dois exemplos de regras de pedidos de isenção em cidades diferentes: São Paulo e Rio de Janeiro. 

  • Rio de Janeiro – É preciso ser pessoa física, ter apenas um imóvel em seu nome e a renda bruta da família deve ser igual ou inferior a três salários mínimos.
  • São Paulo – É preciso se encaixar na condição de aposentado, pensionista ou viúva. Receber entre três e cinco salários mínimos e possuir apenas um imóvel em nome do requerente, além de usar o imóvel como residência.
Atenção, o INSS libera isenção para IPTU; veja se você tem direito / Créditos de imagem pexels

Existem cidades como Vitória, no Espírito Santo, que não concedem isenção total sobre o IPTU. Idosos a partir de 60 anos, aposentados ou pensionistas por invalidez podem pleitear redução de até 75% do imposto. 

Leia também: Você sabia que é possível investir com pouco dinheiro? Conheça as 5 modalidades

Existem regras municipais que são gerais, ou seja, são comuns entre municípios. Exemplos: ter um único imóvel, no qual se resida, além da média salarial ser entre 3 e 5 salários mínimos. Portanto, o imóvel do solicitante tem que estar no valor do teto estabelecido, mas esse valor pode variar de acordo com o município. 

Hora de solicitar a isenção do IPTU

Você sabe como solicitar a isenção do IPTU? Decerto, a prefeitura da sua cidade disponibiliza um cadastro virtual, podendo, desse modo, resolver tudo on-line, o que facilita muito, não é? Entre na plataforma virtual da prefeitura de sua cidade e realize uma busca. Caso não consiga, entre em contato com a prefeitura por telefone e peça informações.

Contudo, se você é um daqueles que preferem resolver pessoalmente, vá até à prefeitura e informe que deseja pedir isenção do IPTU. Certamente, a pessoa que te atender vai dar as informações necessárias. Leve seus documentos, tais como:

  • RG;
  • Registro do imóvel;
  • Comprovante de renda;
  • CPF;
  • Cópia do contrato do imóvel.

Agora você tem as informações mais importantes para realizar o pedido de isenção. Então, não perca tempo e faça sua solicitação. Só para registrar, após realizar o pedido, é possível que demore um tempo para ser analisado. Aguarde o processamento, no entanto, não esqueça de acompanhar de vez em quando.

Por fim, a última dica importante: é possível prorrogar a isenção do IPTU após a morte do contribuinte. Para isso, o imóvel deve estar sendo habitado pelo cônjuge do contribuinte. O morador que permanecer no imóvel deve seguir o requisito de ter renda de até 3 salários mínimos. 

Confira: Quem pode utilizar e como funciona o INSS: confira os detalhes

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Willames Sales: Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.