Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos po...

Rússia tenta burlar sanções usando bitcoin e outras criptomoedas: saiba mais

Publicidade

...

Rússia tenta burlar sanções usando bitcoin e outras criptomoedas: saiba mais / Créditos de imagem unsplash

Após a invasão da Rússia à Ucrânia, as potências anunciaram sanções para cercar a economia do país. No entanto, algumas lideranças e especialistas estão preocupados com a hipótese da Rússia usar o bitcoin e outras moedas digitais para driblar essas sanções. Confira nesta segunda-feira, 7 de março, tudo sobre essa chance.

Estamos diante de uma guerra econômica, em que os países do ocidente visam bloquear e isolar a Rússia de forma econômica, após os ataques do país à Ucrânia. Uma das principais sanções é a exclusão do país do SWIFT, sigla para Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Internacionais, um sistema global de pagamentos entre países. Veja mais detalhes aqui no Humor do Mercado.

Confira: cartão de crédito Iti Itaú: conheça como funciona, e os seus benefícios

Após a exclusão do SWIFT, a troca do país com outras empresas se torna mais difícil e existe a chance da Rússia ficar isolada. No entanto, a tendência do bitcoin e de outras moedas digitais pode fazer com que o país comandado por Putin evite as sanções dos países ocidentais. Saiba mais!

Rússia tenta burlar sanções usando bitcoin e outras criptomoedas: saiba mais / Créditos de imagem unsplash

Como o bitcoin pode ser aproveitado pelo país?

Nesse sentido, o bitcoin pode ser muito útil, afinal, ele é uma moeda de difícil rastreio e resistente à censura, o que significa que não existem sanções que podem evitar uma transação por meio do bitcoin. A criptomoeda funciona sem a necessidade de intermediários, assim, duas partes podem transferir a moeda sem precisar de nenhum tipo de banco.

Além disso, a Rússia é um país que já possui um histórico com o bitcoin, cerca de 11% do poder de mineração da moeda. O que significa que além de possuir um poder significativo de mineração, o país já é acostumado com o uso da moeda, o que pode aumentar a adoção do ativo por lá.

Leia também: mercado digital: como ganhar dinheiro produzindo texto na internet?

Opinião de experts

Por esses motivos, políticos de grandes potências ocidentais estão bastante preocupados com a oportunidade da Rússia driblar as sanções através do bitcoin. Países como a França, o Reino Unido e os Estados Unidos já mostraram preocupação com essa possibilidade. No entanto, especialistas em bitcoin e outras moedas afirmam que essa hipótese é bastante improvável.

A opinião dos especialistas é que a adoção do bitcoin na Rússia é significativa, mas não é grande o bastante para que essas transações aconteçam. Além disso, o país não possui infraestrutura suficiente para a mineração. Por isso, pode ser que no futuro o bitcoin seja uma forma de escapar de sanções, mas ainda não é a realidade dos russos.

Você quer investir nas criptos em 2022? Então, confira o vídeo, “Vale a pena comprar criptomoedas em 2022? | Bitcoin, Ethereum, DeFi, NFT e muito mais”. Vídeo do canal, “O primo rico”, do YouTube.

Confira: INSS vai pagar 13° e 14° salários? Confira como será todo o processo

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Willames Sales: Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.