Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos po...

Dívidas: os brasileiros nunca estiveram tão preocupados com elas, como estão agora

Publicidade

...

Dívidas: os brasileiros nunca estiveram tão preocupados com elas, como estão agora / Créditos de imagem pexels

Ao fim do ano de 2021, mais de 75% das famílias brasileiras possuem dívidas em seu nome. Desse modo, a situação para o ano de 2022 não promete ser melhor. Isso conforme a alta da inflação e a baixa oportunidade de empregos. Logo, nesta segunda-feira, dia 7 de março, vamos falar sobre a maior preocupação do brasileiro.

Apenas no dia 27 de janeiro, as dívidas foram assunto de quase 36 mil posts na rede social Twitter. Assim, conforme destaca a Knewin, empresa de monitoramento de atividades nas redes sociais, 39,8% de todos os tweets mencionam a palavra “dívidas”. Logo, o Humor no Mercado vai te mostrar o porquê dessa preocupação on-line.

Confira: crédito para negativado, caixa libera linhas de crédito de até R$ 3.000

39.8% dos posts no ‘Twitter’ são sobre dívidas

A princípio, a enorme quantidade de menção on-line às “dívidas” no dia 27 de janeiro não foi atoa. Essa data é referente ao dia em que o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços foi anunciado. Assim, esse evento relaciona-se diretamente aos dados revelados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Dívidas: os brasileiros nunca estiveram tão preocupados com elas, como estão agora / Créditos de imagem unsplash

Quase

três quartos das famílias brasileiras iniciaram o ano de 2022 endividadas. Desse modo, a segunda palavra mais buscada no Google foi inflação”. Apenas no ano de 2021 a sua pesquisa subiu mais de 50%. Portanto, o brasileiro está ciente da atual crise econômica enfrentada. Não apenas isso, há também o medo quanto ao seu futuro financeiro em 2022.

 Leia também: cartão de crédito Iti Itaú, conheça como funciona, e os seus benefícios

Com efeito, a mídia também passou a destacar esse assunto, inclusive, sua menção cresceu em até 52.2%. Rafael Foscarini, diretor de estratégia da

Belo Investment Research, chama a atenção para a baixa preocupação da Câmara dos Deputados com esse tema. Visto que ele deixa o cidadão brasileiro tão preocupado e o governo não tem se preocupado.

Porque tantos brasileiros estão endividados?

A saber, Henrique Soares, o presidente da Pilla, acredita não haver apenas um motivo para o acúmulo de dívidas. Para ele, a atual situação financeira dos 75% dos brasileiros endividados resulta de diversos fatores. Assim, o representante da fintech de planejamento financeiro destaca a falta de conhecimentos financeiros como a principal vilã da atual crise

Logo, de acordo com Soares, a alta taxa de inflação, bem como o aumento no número de desempregados no Brasil apenas aprofundou o real problema. Assim, os elevados índices de endividamento da população se justificam em razão da falta de reserva de emergência. Para a atual situação financeira do brasileiro melhorar, devemos procure aprender mais sobre, educação financeira.

Veja como fazer um bom orçamento, através do vídeo, “O passo a passo do bom planejamento financeiro”, esse é um vídeo do canal, “Gustavo Cerbasi” do YouTube.

Confira: Brasil pode ter inflação de 6% em 2022, saiba como isso afeta sua vida

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Willames Sales: Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.