Conheça o Real Digital, a moeda virtual brasileira que está em discussão no governo

Publicidade

...

Conheça o Real Digital, a moeda virtual brasileira que está em discussão no governo/ Reprodução de imagem do Facebook/Banco Central do Brasil

Hoje é domingo, dia 14 de novembro. O Banco Central do Brasil anunciou a criação de uma moeda virtual: o Real Digital. Isso já faz algum tempo, mas queremos atualizar as informações a respeito do tema. Afinal, a moeda virtual surge como uma grande promessa para a economia brasileira. Por isso, é interessante ter o tema sempre em vista. E a equipe do Humor do Mercado vai te ajudar nesse exercício.

O Real Digital será uma moeda de valor idêntico ao real (moeda brasileira). Entretanto, terá diferenças básicas em relação a esta. A começar por ser uma moeda virtual, isto é, que só existirá na realidade virtual. Contudo, ela poderá ser utilizada para todas as finalidades que o dinheiro físico serve, desde que os pagamentos sejam digitais. Na sequência nós iremos lhe explicar isso com maior clareza. Confira.

Você pode gostar: Auxílio Brasil: é preciso realizar a inscrição para receber?

Atenção: o Real Digital não é uma criptomoeda

Diante de tantas notícias relacionadas a criptomoedas, nós sempre pensamos nelas quando ouvimos falar de moedas digitais. Entretanto, nem sempre uma moeda digital é uma criptomoeda. Uma das diferenças fundamentais é que a  criptomoeda é descentralizada. Já o Real Digital será uma moeda regulada pelo Banco Central do Brasil. Logo, as notícias que aventavam que o Brasil estaria criando uma criptomoeda são falsas.

A classificação do Real Digital será o CBDC (Central Bank Digital Currency). Trata-se de uma moeda alternativa que não se sobrepõe à moeda física, tampouco a substitui. Contudo, ela preserva o mesmo valor do dinheiro que levamos na carteira. Isso a protegerá dos altos e baixos do mercado. Portanto, utilizá-la será mais fácil e seguro.

Os pagamentos feitos com ela deverão ser digitais. Isso porque é impossível usá-la de outra maneira, já que ela só tem forma virtual. E para adquirir a moeda virtual, será preciso trocar reais por ela. Esse processo vai ser intermediado pelas instituições financeiras.

Leia: Tenho direito à antecipação do décimo terceiro salário? Confira os critérios e descubra!

Expectativas para a economia internacional

Os defensores do Real Digital afirmam que a moeda virtual tem potência para destravar o Brasil na economia internacional, e o Banco Central comunga dessa ideia. Entretanto, as coisas não são assim tão simples. Afinal, Brasil é um dos países mais atrasados em termos de legislação cambial. Isso dificulta o processo, pois o Real Digital se subordinará às mesmas regras.

Mas as expectativas são boas e será bom se assim se concretizarem. Isso poderá representar um grande fortalecimento para o país. É claro que há muitos entraves a serem resolvidos. Assim, de antemão, a proposta parece ser boa para o país como um todo.

Confira: Como comprar barato (de verdade) na Black Friday 2021 e evitar os golpes.

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Redação Humor do Mercado: Equipe da Redação do blogue Humor do Mercado.