Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)

Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando a...

A Petrobrás (PETR4 e PETR3) provocou altas emoções essa semana

Publicidade

...

A Petrobrás (PETR4 e PETR3) provocou altas emoções essa semana - Freepik

A Petrobrás vem sofrendo uma pressão importante na precificação de seus papéis essa semana, seja por efeitos da guerra ou de ruídos internos no país. Dessa forma, nesta quinta-feira, 10 de março, vamos dar uma olhada mais de perto nos prováveis motivos dessas oscilações.

O Humor do Mercado vai demonstrar o principal fator que neste momento, influencia negativamente na cotação dos ativos da companhia. Mesmo com o petróleo chegando á valores recordes, após a proibição dos Estados Unidos aos seus parceiros comerciais de comercializarem a commoditie russa.

A Petrobrás (PETR4 e PETR3) provocou altas emoções essa semana – Freepik

Veja também: Margem EBITDA: entenda o que esse termo significa e como calcular

O motivo pela acentuada oscilação desta semana

As declarações sobre preço dos combustíveis do Presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira, derrubaram os preços das ações da Petrobrás em 7%. Que a princípio, gerou uma incerteza ao mercado sobre uma possível intervenção do governo quanto á politica de preços.

Essa percepção ganhou ainda mais força quando foi confirmada para o dia seguinte, uma reunião com todos os ministros envolvidos na discussão sobre o preço dos combustíveis. Afinal, o que pode indicar que o governo esteja preparando um programa de subsídios para impedir novos aumentos.

Para os especialistas em investimentos, o momento da empresa não é bom por conta de uma possível interferência do governo, ainda mais com uma eleição tão próxima. Mas vale salientar que a situação é bem diferente de anos anteriores, ou seja, seu endividamento é cinco vezes menor e com fundamentos de governança mais sólidos.

Não deixe de ver: Restituição de ICMS em conta de energia elétrica: saiba como recuperar

A Petrobrás e seu momento atual segundo o Mercado

Para os grandes bancos que acompanham o papel, as eleições e um Congresso pressionado, podem trazer ainda bastante volatilidade. Sendo mais prudente apostar em empresas independentes como a PetroRio (PRIO3), por exemplo.

É sempre mal visto pelo Mercado quando comentários com tom mais elevado sobre intervenções políticas aparecem. Mas aqui vale ainda uma ressalva, com a alta dos preços do barril do petróleo para patamares além de US$ 130 a defasagem de preços da Petrobrás fica acima dos 30%.

Portanto, se deseja investir em Petrobrás essa semana, é melhor aguardar uma definição do governo sobre uma provável alteração na política de preços da companhia. Seja prudente e procure ajuda de um profissional quando for investir em Bolsa de Valores. E se quiser saber um pouco mais sobre a Petrobrás, veja esse vídeo do canal Meteoro Brasil.

Confira: Dividendos: entenda de uma vez por todas o que é essa forma de lucro

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Sérgio Subirá Carrieri: Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Formado e Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!