Ipê amarelo: conheça melhor essa linda árvore e saiba como tê-la em seu quintal

O ipê amarelo é, sem sombra de dúvidas, uma das árvores mais bonitas da fauna brasileira

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Novo Hamburgo, 15 de maio de 2022, por Jones Backes – O ipê amarelo é, sem sombra de dúvidas, uma das árvores mais bonitas da fauna brasileira. Contudo, apesar da popularidade, nem todos sabem quais os cuidados que ela precisa. Por essa razão, hoje falaremos sobre suas características e dicas de plantio e cultivo. Assim, continue aqui e saiba mais.

Continua depois da publicidade

Antes de tudo, vale destacar que a popularidade do ipê amarelo não ocorre à toa. Afinal de contas, sua flor é considerada a flor símbolo do Brasil, segundo um decreto de 1961. Além do mais, a espécie é caducifólias, ou seja, perde todas as suas folhas durante o outono, sendo substituídas pelas flores.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Coentro: Conheça Os Muitos Benefícios Que Ele Proporciona A Saúde Além De Dar Aquele Sabor Especial

Conheça as principais características do ipê amarelo

ipê amarelo
Ipê amarelo: conheça melhor essa linda árvore e saiba como tê-la em seu quintal/ Fonte: Canva Pro

Espécie arbórea, a árvore pode atingir entre 20 e 30 metros de altura, bem como 40 a 60 centímetros de diâmetro. Já suas flores, amarelas e vivazes, possuem de 17 a 33 centímetros de comprimento, e costumam aparecer entre junho e novembro. Outra característica da espécie é a sua casca, altamente resistente. Por esse motivo, a planta simboliza força e resistência.

No mais, a árvore pode ser plantada tanto diretamente no solo quanto em vaso. No entanto, nesse último caso, é preciso um recipiente grande para garantir o bom desenvolvimento de suas raízes. Entretanto, independente de qualquer coisa, o ambiente preferido do ipê amarelo são locais baixos e com solos profundos, úmidos e bem drenados.

Portanto, confira também: Como desencardir meias sem esfregar, misturinha caseira e passo a…

Veja um passo a passo de como plantar e cuidar

O método de plantio que vamos te ensinar é o mais fácil e também um dos mais eficazes. Nesse caso, o primeiro passo para sua execução é selecionar as sementes. Feito isso, basta seguir as dicas que o Almanaque preparou e que você pode conferir agora.

  • Comece separando os materiais necessários para a germinação das sementes, que são: papel toalha e um recipiente (de plástico ou vidro);    
  • Em seguida, use o papel toalha para envolver as sementes que você selecionou. Nesse sentido, deixá-las completamente cobertas, como se estivessem em um envelope; 
  • Depois, coloque-as dentro do recipiente e o encha com água, de modo que o envelope que você fez fique submerso;   
  • Logo após, reserve o recipiente em um local seguro e aguarde 24 horas, para que as sementes absorvam a água;   
  • Para finalizar, prepare o solo para o cultivo, que deve ser argiloso e bem drenado. Na sequência, plante as sementes (já germinadas) em posição horizontal, ou seja, deitadas.    

Por fim, iniciado o plantio do ipê amarelo, mantenha o solo sempre úmido durante os primeiros dias de cultivo. Dessa forma, as sementes terão uma boa germinação. Já quando a planta ficar adulta, a rega deve ser moderada. Além disso, a árvore aprecia muito a luz solar, portanto, seu cultivo deve ocorrer em sol pelo na fase adulta.

Ademais, leia também: Coentro: Conheça Os Muitos Benefícios Que Ele Proporciona A Saúde Além De Dar Aquele Sabor Especial

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais