Conhece a vanda? Saiba tudo sobre essa linda planta que dará outro ar ao seu jardim

Aproveite para conhecer melhor suas principais características e local preferido

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Novo Hamburgo, 18 de maio de 2022, por Jones Backes – A orquídea vanda é uma das mais populares em todo o mundo, devido ao fácil cultivo, cores fortes e beleza que encanta aos olhos. Suas flores possuem uma grande variedade de cores como branco, amarelo, vermelho, rosa, azul, laranja e até marrom com manchinhas amarelas. Assim, ela possui um grande poder ornamental e deixa o ambiente com muito mais charme, delicadeza e sofisticação. 

Continua depois da publicidade

Essa planta cresce naturalmente em países orientais. Todavia, seu cultivo no Brasil ocorre em orquidários, para fins comerciais. Então, você pode encontrar sementes e mudas em lojas de departamentos, flores e agricultura. Assim, se você deseja aprender mais sobre a vanda, com dicas de plantio, continue sua leitura e confira.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Como plantar orquídeas no tronco seco ou vivo: método infalível para fazer a planta crescer e florescer em qualquer pedaço de árvore

Conheça as características da vanda e ambiente preferido 

vanda
Conhece a Vanda? Saiba tudo sobre essa linda planta que dará outro ar ao seu jardim / Fonte: Canva Pro

Se você é apaixonado por orquídeas e não possui intimidade com essas flores, a vanda é a espécie ideal para começar a cultivá-las. Essa espécie não precisa de substrato para se desenvolver. Portanto, suas raízes ficam suspensas no ar ou em vasos com furos e sem solo. Elas retiram todos os nutrientes do ambientes, com as raízes medindo quase dois metros e aspecto forte. Aliás, nessa planta, a raiz curta significa que ela está saudável. Todavia, as raízes muito longas, significam falta de nutrientes ou água. 

Conforme coloca Sabrina Paes em seu texto do dia 24 de janeiro de 2022, publicado no site Casa & Agro, elas florescem uma vez ao ano, com flores que duram por alguns meses, se bem cuidadas. Suas folhas são alongadas e com crescimento paralelo para retirarem todos os nutrientes necessários do caule da planta. Ademais, essas plantas gostam de ambiente úmido, quente e com luz solar indireta. Por isso, o ambiente ideal é em sacadas, varandas, jardins e janelas, protegidas do sol, frio e ventos fortes.

Portanto, confira também:  Já ouviu falar na sedum? Conheça essa espécie e veja quais são as mais populares nos jardins do Brasil

Tenha um passo a passo para plantá-la e algumas dicas de cuidado

Você já viu que a orquídea vanda possui um grande poder ornamental e aparência que mistura toques de exótica e delicada. Então, que tal aprender como plantar e cuidar dessa espécie para deixar sua casa com uma decoração encantadora? Confira agora com o Almanaque. A vanda não gosta de substrato. Então você deve colocar a muda em um vaso com grandes furos ao fundo e nas laterais para que as raízes possam crescer livremente. 

Como essa planta não retira os nutrientes do solo, você deve adubar sua planta toda semana, borrifando adubo líquido nas folhas e raízes. Do mesmo modo, você deve regá-las toda manhã, com a ajuda de um borrifador e, em dias mais quentes, deve repetir as regas no fim da tarde, até que as raízes atinjam a cor verde-escuro, que mostra que absorveu a água necessária. Assim, com essas dicas, sua vanda crescerá linda, saudável e com belas flores. 

Ademais confira também: Erva-de-passarinho: saiba o que é, seus benefícios e como usá-la

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais