Conheça a murta dos jardins e veja um passo a passo descomplicado para tê-la em seu quintal

Saiba seu ambiente preferido e outras dicas de cultivo

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Novo Hamburgo, 17 de maio de 2022, por Jones Backes – A murta dos jardins, também conhecida com murta-de-cheiro ou jasmim-laranja, é uma planta famosa pelo seu uso como cerca viva. Por esse motivo, é provável que você a tenha visto em alguma cidade, decorando jardins ou espaços públicos. Assim, se você busca mais sobre essa espécie, como cultivá-la e quais suas características, continue conosco e descubra tudo isso.

Continua depois da publicidade

Contudo, antes de começarmos a falar sobre o cultivo da murta dos jardins, talvez você goste de conhecer os benefícios do seu consumo. Isso porque, além de decorativa, a planta também possui propriedades medicinais, como ação antimicrobiana, analgésica e antidepressiva. Além disso, ela ainda consegue ajudar no controle da obesidade, colesterol e glicemia.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Como tirar ardor de pimenta das mãos: truques práticos para eliminar a desagradável sensação

Conheça as principais características da murta dos jardins

murta dos jardins
Conheça a murta dos jardins e veja um passo a passo descomplicado para tê-la em seu quintal / Fonte: canva Pro

Primeiramente, seu uso como cerca viva não ocorre à toa. Afinal, a planta forma densos arbustos, que podem atingir até nove metros de altura. Dessa forma, seu aspecto robusto e imponente é uma de suas principais características, e o que a torna tão apreciada na decoração. Somado a isso, outro aspecto da murta dos jardins é que ela é perenifólia. Em outras palavras, a espécie não perde suas folhas.

Além disso, conforme página do site Wikipedia atualizada em 20 de abril de 2020, a Murta produz lindas e perfumadas flores, que aparecem o ano todo e lembram flores de laranjeira e jasmim. Do mesmo modo, ela também gera pequenas frutinhas que, embora sejam comestíveis, não possuem muitos fãs (exceto os pássaros, que os adoram).

Por fim, a murta dos jardins é uma parente distante dos citros (laranjas, limões, entre outros). Por essa razão, ela pode hospedar um transmissor do Greening dos Citros, uma doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter americanus, que afeta citros. Dessa maneira, em algumas cidades o cultivo da murta é limitado ou proibido.

Portanto, confira também: Coentro: conheça os muitos benefícios que ele proporciona para a saúde, além de dar aquele sabor especial

Veja um passo a passo de como cultivá-la

Agora, se você está pensando ser complicado cuidar dessa planta, saiba que está muito enganado. Em primeiro lugar, ela gosta de clima quente, e luz do sol. Entretanto, também pode se adaptar em regiões amenas. Logo, seu cultivo pode ocorrer em quase todos os lugares. Porém, para te ajudar a entender melhor sobre isso, o Almanaque preparou um passo a passo que você pode conferir a seguir.

  • Solo – Primeiramente, saiba que o solo ideal para a murta dos jardins deve ser rico em matéria orgânica, ou seja, fértil. Nesse sentido, use húmus de minhoca, para potencializar o substrato. Da mesma maneira, o solo deve ser bem drenável, para evitar o excesso de água nas raízes;  
  • Água – A segunda dica é manter o solo sempre úmido, independente se o cultivo acontece no vaso ou solo. Um lembrete, nesse caso, é de que durante o período de crescimento, a murta precisa de água com mais frequência. Já na fase adulta diminua a quantidade de regas;  
  • Luz – O ideal é que ela permaneça em sol pleno, com quatro horas diárias de exposição solar, pelo menos. Ainda assim, se você não tiver espaço para isso, pode cuidar tranquilamente à meia sombra, desde que haja boa iluminação, combinado?    

Pronto, com essas informações você consegue realizar um bom cultivo da murta dos jardins. Aliás, ela vive bem tanto em solo quanto em vaso. No entanto, caso opte pelo plantio em vaso, lembre-se fazer uma boa camada de drenagem no fundo. Para isso, use argila expandida e uma manta de drenagem, ok? No mais, esperamos que você tenha gostado das dicas e faça um bom cultivo.

Ademais, leia também: Ipê amarelo: conheça melhor essa linda árvore e saiba como tê-la em seu quintal

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar leia mais