Qual o benefício do chá da folha do melão São Caetano? Melão de São Caetano é bom para o fígado, saiba a verdade!

Qual o benefício do chá da folha do melão São Caetano? Melão de São Caetano é bom para o fígado, saiba a verdade! - Fonte: Pixabay
Qual o benefício do chá da folha do melão São Caetano? Melão de São Caetano é bom para o fígado, saiba a verdade! - Fonte: Pixabay

Venha saber mais sobre o chá de melão-de-são-caetano e seus incríveis benefícios para o fígado. Hoje, dia 31 de janeiro na sessão Robson Lemes do Tecnonotícias.

O melão-de-são-caetano é da família Curcubitaceae, a mesma da abóbora, melancia, melão, pepino, cabaça e bucha. Seu nome científico é Momordica charantia. É uma trepadeira originária da Ásia e África.

Leia: Melão-São-Caetano é destaque na medicina oriental e africana: veja porquê
Quais os benefícios do chá da folha do melão São Caetano
Qual o benefício do chá da folha do melão São Caetano? Melão de São Caetano é bom para o fígado, saiba a verdade! - Fonte: Canva Pro Qual o benefício do chá da folha do melão São Caetano? Melão de São Caetano é bom para o fígado, saiba a verdade! – Fonte: Canva Pro
É uma planta boa para o fígado?
Chá: Ferver as folhas ou frutos com água e tomar sem açúcar.

Primeiro, tem ação já confirmada pela ciência no tratamento de diabetes. Sendo inegavelmente um trunfo para o tratamento do diabetes do tipo 2. Primordialmente é um remédio natural, porém, tem que se observar a dosagem ideal com seu médico.

Possuí substâncias antimutagênicas, que atua nas células, ou seja, previne mutações indesejadas. Atua principalmente na prevenção e tratamento ao câncer de pâncreas. Assim como previne e reduz tumores.

Além disso, é usado para baixar febres e, ao mesmo tempo, combater resfriados. Bem como reduzir sérias infecções respiratórias, como pneumonia. Do mesmo modo é responsável por reduzir a tosse e o catarro. Tem primeiro, ação antiviral, preventiva.

O melão-de-são-caetano tem ação comprovada no combate a hemorroidas com outras infecções.
Trata dores abdominais e constipação.

Enquanto diminui cólicas. Simultaneamente diminui a retenção de líquidos que causam inchaços nas pernas no período menstrual ou não. Além disso, pode ajudar a tratar irregularidades menstruais.

Leia também: Conheça o pepino PANC e seus benefícios

Auxilia no tratamento de úlceras estomacais e do duodeno.
Trata doenças de pele.
Ajuda a combater icterícia.

Por último é uma planta rica em: potássio, vitamina B, vitamina C e vitamina K. Alto nível de antioxidante que atua desintoxicando o organismo e alcalinizando. Sobretudo leva a morte programada das células cancerígenas.

Para concluir, o melão-de-são-caetano tem inúmeros benefícios para a saúde. Pois, como qualquer outro remédio ou planta pode causar efeitos indesejados. Definitivamente é proibido para gestantes e crianças, que não devem fazer o uso de nenhuma parte da planta.

Confira: Como usar óleo de coco para hidratação da pele? Confira dicas inovadoras!

Olá, eu sou de Goiânia, natural do Cerrado e moro em Florianópolis. Formada em bióloga, tenho facilidade com botânica, PANCs, projetos de agrofloresta, consultoria ambiental, paisagismo, homeopatia, bioconstrução, culinária, cosmetologia, entre tantas outras áreas do meio ambiente. Sou aquela pessoa que você procura quando não sabe o nome de uma planta, ou quer uma receita de comida vegana ou um chá terapêutico.