Suculentas: confira cuidados para deixar suas plantas sempre lindas

Veja como dar as suas suculentas o cuidado que elas merecem

As suculentas já ganharam o gosto dos paisagistas e principalmente dos amantes por plantas. Elas são espécies de plantas que acumulam água em um ou mais tecidos.  Nesse sentido, elas podem apresentar raízes, caule ou folhas gordinhos cheios de água, por isso ganharam o nome de suculentas. Confira nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro dicas para deixa-las sempre lindas.

Continua depois da publicidade

Apesar de serem nativas de regiões mais áridas, as suculentas têm uma adaptação perfeita as diversas regiões do Brasil. São plantinhas que não gostam muito de excessos quando o assunto é água. Por serem de cuidado simples e resistentes a pragas, ganharam rapidamente lugar de destaque em diversas casas e escritórios. Confira as dicas do blogue Truques Caseiros para cuidar das suas suculentas.

Veja mais: Toalhas de rosto: lave corretamente e viva livre das bactérias

Continua depois da publicidade

Cuidados iniciais com as novas suculentas

Ganhar presente é, antes de mais nada, um motivo para tornar qualquer dia especial. Pode ser uma data especial ou por vezes aquela surpresa que alegra um dia comum. Contudo, se o presente for uma suculenta, é certeza que o agraciado vai ficar imensamente feliz.

Estas plantinhas que conquistaram a todos, precisam de alguns cuidados para permanecerem lindas e viçosas.  Quando se ganha ou compra uma suculenta, primeiramente é necessário trocar a terra do vaso. Isto porque a terra original vem com pouca matéria orgânica e por vezes com pouca drenagem.

Continua depois da publicidade

Por este motivo, é essencial que a suculenta seja replantada em um novo substrato que contenha matéria orgânica suficiente para manter a plantinha. Ao mesmo tempo, a suculenta não gosta de excesso de água, por isso o ideal é preparar uma terra com drenagem apropriada ao estilo da planta.

É necessário que a plantinha fique em local com boa incidência de sol, sempre com três ou quatro horas de exposição direta diariamente. Caso não haja um local com sol direto, busque locais com uma boa claridade, mesmo sem luz do sol direta. Em contrapartida, as suculentas devem ser regadas no máximo uma vez por semana.

Veja mais: Filtro de barro: aprenda a limpar seu filtro de água ganhe em saúde

Sinais de alerta

As suculentas podem apresentar algumas variações quanto a seu aspecto normal. Frequentemente quando estão com as folhas moles e aspecto gelatinoso, elas estão iniciando um processo de apodrecimento. Caso não seja sanado o problema, as plantinhas tendem a morrer.

Nesse sentido, as plantas estão sendo um aviso inicial de que os cuidados não estão sendo executados da forma correta. Ainda assim, é possível reverter a situação e salvar a suculenta. Nestes casos, o excesso de água causam um acúmulo de líquido nas folhas, que se não for resolvido vai atingir também o caule e as raízes.

Basta esperar que todo o substrato ou terra esteja completamente seco e começar a regrar a quantidade de água na planta. Ou seja, diminuir e adequar a quantidade de água, e verificar se o substrato está com uma boa drenagem.

Seguindo estas dicas, é possível ter suculentas sempre lindas e saudáveis. Dessa forma as plantinhas vão permanecer por um longo período abrilhantando o ambiente em que se encontram. Veja mais no canal Vila Nena Tv:

Veja mais: Misturinha prática e barata para tirar o cheiro de suor de uniformes escolares

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies