Saiba como fazer um ar-condicionado em casa com apenas 4 itens; econômico e prático

Para os dias quentes, nada melhor do que gastar pouco para refrescar-se com um verdadeiro ar-condicionado caseiro

Durante o verão, muitas pessoas sonham com um ar-condicionado em casa. Contudo, com o alto custo do aparelho, uma boa saída é improvisar para driblar o calor. Por isso, separamos um passo-a-passo de como fazer um ar-condicionado em casa, sem muitos gastos, ainda hoje, domingo, 23 de janeiro de 2022. 

Continua depois da publicidade

Quem passa muito tempo trabalhando em home office no verão sabe o quanto é difícil conciliar o trabalho com as tarefas domésticas, então, toda dica para facilitar esse malabarismo é bem-vinda. O blog Truques Caseiros publica conteúdos diários com dicas imperdíveis.

Leia também: Doce de leite Ninho com apenas 3 ingredientes: receita simples e deliciosa

Continua depois da publicidade

Materiais para fazer um ar-condicionado em casa

Para essa aventura gelada, o construtor vai precisar de uma caixa de isopor média ou grande, um ventilador, cano de PVC (o chamado “cotovelo”), e gelo. Simples! Então, segue o passo-a-passo.

Como montar um ar-condicionado caseiro

A primeira etapa é muito fácil: com uma canetinha, marque a entrada e a saída do ar na caixa. Para isso, pegue a tampa de isopor e, em um dos lados, utilize o cano de PVC para desenhar o círculo que será o seu encaixe.

Continua depois da publicidade

Do outro lado, em paralelo, você deve usar a grade do ventilador para desenhar a cavidade para acoplar o ventilador, que será colocado com as hélices para baixo, para que o vento seja direcionado para dentro da caixa.

Agora, é hora de cortar os desenhos no isopor. Uma boa dica é usar uma faca aquecida no fogo para essa tarefa, ou um estilete, porque, assim, o corte fica mais preciso. E, com cuidado, vá contornando os círculos com a ferramenta. Mas, lembre-se: cautela e atenção nessa hora  são essenciais e, de preferência, procure por um lugar sem crianças ou pets por perto.

O resultado será uma tampa de isopor com um círculo para encaixar o cano de PVC e outro para o ventilador. Se achar necessário, você pode vedar os encaixes com cola de silicone ou o material de sua preferência. Ao final, basta encher a caixa de isopor com gelo, fechá-la e ligar o ventilador.

Leia também: Mousse de leite em pó sem gelatina: pronto em 5 minutos e delicioso
Saiba como fazer essa receita simples e deliciosa!

Não tem caixa de isopor? Temos uma versão mais simples!

Se você não tem caixa de isopor em casa, uma versão mais simples do ar-condicionado caseiro é feito com um ventilador, duas garrafas pets e gelo. Para começar, corte o fundo da garrafa e faça perfurações por toda a sua extensão. Para isso, você pode usar uma faca, tesoura ou chave de fenda. O segredo está em aquecer a ferramenta, isso torna o trabalho muito mais fácil. 

Depois, fixe as garrafas na parte de trás da grade do ventilador, com um arame, cordão ou o material de sua preferência. Por fim, basta enchê-las com gelo e ligar o aparelho. Essa dica, além de econômica, é rápida. Quem quiser aprender melhor sobre como fazer o objeto, pode ver o tutorial completo do ar-condicionado caseiro no canal Área Secreta. Muitas pessoas não conhecem essa dica, então compartilhar essa ideia é muito legal.

Leia também: Saiba como identificar as aranhas venenosas pela cor e use esse ingrediente caseiro para proteger seu lar

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies