Saiba como fazer para reaproveitar as cinzas do carvão; confira essas dicas simples

Elas podem até mesmo servir como adubo para as plantas

São José dos Campos, 3 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O churrasco é um momento de diversão, confraternização e, claro, hora de degustar uma deliciosa carne. No entanto, quando acaba, entre outras coisas ficam as cinzas do carvão. Então, muitas vezes, colocamos no saco onde estava o próprio carvão e jogamos no lixo. Contudo, nem sempre precisa ser assim, pois essas cinzas podem ser reaproveitadas. E o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, a utilidade mais comum das cinzas de carvão é para adubar plantas. Ainda mais para quem mora em casa com quintal grande, esse material se torna uma ótima opção para adubar aquele ambiente. Entretanto, devemos apenas tomar cuidado para não pegar as cinzas que perceba ter muito sal ou muita gordura que sai da carne. Neste caso, pode até ser prejudicial para as plantas. E o Truques Caseiros tem mais algumas dicas.

Veja em seguida: Que tal decorar a casa para a Páscoa? Confira como fazer para criar um ambiente diferenciado com dicas fáceis

Continua depois da publicidade

Além disso, essas cinzas também ajudam a afugentar lesmas e caramujos que costumam aparecer no jardim, principalmente em dias chuvosos. Inclusive, muitos não sabem, mas esses seres são verdadeiras pragas para a plantação e podem até mantar algumas mudas. Assim, a cinza de carvão se torna ainda mais eficiente para isso.

Outro recurso importante das cinzas é acabar com alguns insetos como as formigas. Caso tenha esse problema em casa, vale colocar um pouco do material em volta do formigueiro. Desta maneira, terão mais dificuldades para sair de lá, pois ficarão incomodadas e vão mudar de lugar, especialmente as formigas-cortadeiras.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Sabia que a água da chuva pode ter muitas utilidades caseiras: Confira como fazer com essas dicas simples

Quais são os outros benefícios das cinzas?

Agora, a cinza do carvão também possui alguns nutrientes, que também poucos sabem disso.  Neste caso, elas possuem magnésio e cálcio, dois produtos naturais que são muito importante para o solo. Com isso, podem combater uma possível acidez do solo, que também é altamente prejudicial para plantações.

Por fim, a última dica é para evitar a presença de traças no seu guarda-roupas, podendo estragar algumas peças. Neste caso, podemos fazer um sache com cinza de carvão. Assim como as formigas, essas pragas também vão ficar incomodadas. No entanto, apenas vale ressaltar para usar um tecido resistente, para a cinza não passar e não sujar a roupa. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Cultivando’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Confira as vantagens de ter uma panela de pressão elétrica e saiba como fazer para aproveitar da melhor forma

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies