Formigas-cortadeiras: confira algumas dicas para combater essa praga no seu jardim

Elas são pragas que podem até destruir as suas plantas e flores

Formigas-cortadeiras, como a saúva, por exemplo, causam grandes estragos em plantações e lavouras. Consequentemente, levam prejuízos enormes a empresários e agricultores. Contudo, no nosso jardim de casa, elas também atacam e podem estragar as plantas. Inclusive, eles comem as folhas e deixam o espaço mais feio. Então, nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um poucos sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, precisamos identificar quando elas surgem na plantação. Além das marcas de cortes nas folhas, também é possível saber pelas casinhas delas. Por exemplo, a saúva constrói o seu ninho por cima do mato, com aquele ‘formigueiro’ característico. Por sua vez, a quenquém, outra formiga-cortadeira comum, faz ninhos com palhas e restos de outras plantas. E o Truques Caseiros tem mais algumas dicas.

Veja  em seguida: Almofadas: conheça alguns modelos que podem ser ideais para sua casa

Continua depois da publicidade

Agora, para acabar com esse problema no jardim de casa, uma das estratégias é plantar gergelim. Afinal de contas, esse item é visto como um repelente para as formigas-cortadeiras, que muitos também chamam de carregadeiras. Então, esse recurso simples e natural costuma ajudar a inibir a presença dos insetos.

Mas, em outros casos, os donos do jardim optam por garrafas pets vazia. Embora sem uma eficácia de fato comprovada, esse material ao menos pode ajudar a dificultar a entrada das formigas no ambiente. Contudo, deixe as garrafas com a abertura para baixo, por conta do risco de juntar larvas do mosquito da dengue.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Banheira: confira algumas dicas para lavar de maneira rápida e funcional

Receita caseira contra as formigas-cortadeiras

Outro truque interessante tem novamente o gergelim no meio. Neste caso, vamos misturar com vinagre e pão. Contudo, primeiro deve-se pegar o pão amanhecido, ralar até virar uma farinha, misturar com gergelim preto e colocar vinagre. Depois, vamos transformar em uma pasta, que não seja tão mole. Com isso, basta fazer bolinhas e colocar no caminho que as saúvas fazem. Assim, elas vão pegar, levar para o ninho para comer e morrerão intoxicadas.

Por fim, uma dica possível, mas complicada, é matar a formiga-rainha, destruindo o formigueiro. Neste caso, devemos escavar o local para poder matá-la. No entanto, de acordo com especialistas, isso só é viável em formigueiros que tenham até quatro meses, pois neste período a rainha fica apenas a 20 centímetros de profundidade. Depois, é muito mais difícil capturá-la. A seguir, acompanhe um vídeo do canal Spagnhol plantas com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Rejunte do banheiro: saiba como tirar o limo e deixar a parede brilhando novamente

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies